Qual é a maior família do Brasil sobrenome?

Perguntado por: zmoura . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Silva

Os Silva formam a maior família brasileira. Assim começava a reportagem de uma famosa revista sobre os sobrenomes com maior número de brasileiros. Os Silva, os Souza, os Lima, os Catarino, os Franzon.

No Brasil, segundo o IBGE (Censo 2010), apenas 133 pessoas possuem Cavalcante como primeiro nome. 37 desses registros encontram-se no Ceará, em segundo lugar está São Paulo, com 16 ocorrências. A sua maior incidência está no próprio país (mais de 74 milhões de pessoas).

Filippo Cavalcanti, cavaleiro florentino da Ordem de Malta que caiu em desgraça depois de tentar derrubar ninguém menos do que o duque Cosme de Médicis. Ao falhar, d. Filippo fugiu para Portugal. Em 1559, aportou nas costas de Pernambuco e acabou fundando a dinastia dos Cavalcanti no Brasil.

De acordo com os estudos feitos por genealogistas os fundadores desse sobrenome eram nobres burgueses da província de Florença. Os Cavalcante foram perseguidos durante século XIII por uma crise ocasionada pela guerra dos guelfos contra os gibelinos.

Cavalcanti (ou Cavalcante) é um sobrenome italiano, com origem na profissão do patriarca da família. Vem do latim caballarius (de caballus, cavalo de trabalho) – daí caballero, em espanhol, cavalier em provençal e cavaliere em italiano.

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Em primeiro lugar, estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome Silva, cujas origens derivam de Portugal. Neste sentido, a etimologia da palavra tem relação direta com selva, floresta, natureza saudável.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Um estudo realizado com amostragem de 30.400 pessoas no Brasil mostra que 9,9% dos brasileiros contemplam "Silva" no seu sobrenome, seguido por 6,1% com sobrenome "Santos", 5,8% com sobrenome "Oliveira" e 4,9% com sobrenome "Sousa" (ou, na grafia arcaica, "Souza").

O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

É um sobrenome toponímico de origem portuguesa, faz referência às "Terras de Sousa" e a famílias que habitavam a beira do Rio Sousa que recebeu esse nome através do latim Saxa, significando "pedras". Às vezes, é escrito na grafia antiga Souza ou de Souza.