Por que que a pamonha fica com gosto de sabão?

Perguntado por: egoulart8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Uma destas alterações é a saponificação, que corresponde à transformação da gordura da fruta em sabão. É por isso que algumas canjicas ficam com gosto de sabão.

Comentários como "isso tem gosto de sabão" são muito comuns. Isso pode ser observado pelo gosto amargo na boca ou falta de sabor dos alimentos quando a pessoa está gripada ou resfriada!

Normalmente, o gosto estranho (gosto de sabão/amargo) vem do fubá que não cozinhou tempo o suficiente. Por isso é importante atentar para o tipo de farinha que você está usando, para saber o tempo de cozimento e a quantidade de líquido necessário para ela cozinhar.

Antes de ir para a panela, Lierson afirma que o milho deve ser bem lavado e deixado de molho por, no mínimo, 12 horas. O processo é fundamental para evitar que a canjica fique amarga. É importante trocar a água pelo menos uma vez ao longo das 12 horas.

Grãos velhos ou que foram armazenados de maneira inadequada deixam a canjica com um sabor amargo e dura. Além disso, ingredientes vencidos ou de baixa qualidade também interferem no gosto da canjica. Portanto, escolha apenas produtos que estejam dentro da data de validade.

Coentro tem sabor de sabão? De acordo com pesquisa publicada na revista Nature, conduzida pela empresa de genética 23andMe, alguns indivíduos são mais sensíveis aos aldeídos. Por conta de uma variação nesses genes, os "inimigos do coentro" associam o sabor da erva cítrica ao de produtos químicos.

Causas do sabor metálico na boca. A parageusia, assim como o gosto metálico na boca que a acompanha, podem ser causados por uma série de fatores, desde a má higiene oral aos efeitos secundários dos medicamentos ou da gravidez.

Para isso, a nossa dica é que você somente adicione o leite de coco e o coco ao final do preparo da receita. Ao deixar esses ingredientes por últimos, suas canjicas não ficam com gosto de sabão, pois não há aquecimento prolongado do coco e a saponificação da gordura dele.

Os problemas que você pode encontrar no preparo da pamonha são todos relacionados ao tempo de cozimento. Se ela ficou amarga, é porque o milho foi pouco cozido. Se ficar mole, também é porque a massa ficou pouco tempo no fogo e isso também vale para o gosto de sabão que algumas pessoas reconhecem na pamonha.

3. Porque o Curau de Milho talha ou amarga? O ponto mais importante para que seu Curau não fique “amargo” é não ralar o sabugo do milho (a parte branca abaixo dos grãos).

O ponto certo da canjica é quando ela engrossa e começa a soltar do fundo da panela. Sirva com canela em pó.

Antes de ir para a panela, é fundamental deixar o milho de molho por, pelo menos, 12 horas. O processo evita que a canjica fique amarga e dura. Além disso, essa etapa facilita o cozimento dos grãos, pois faz com que eles amoleçam mais rápido sem a necessidade de ficar muito tempo na panela de pressão.

Mas não precisa se desfazer da receita: para tirar o gosto azedo indesejado, você só precisa acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio e logo sua receita será recuperada.

Vale a pena saber ainda que, conforme a Atlantic Gastro, centro de tratamento gastrointestinal de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o milho é um dos grãos mais difíceis de ser digerido, devido ao elevado teor de fibras que o alimento apresenta, e isso pode provocar ainda mais a produção de gases no intestino.

Sua espiga é fina e alongada. O tamanho dos grãos é bem semelhante aos do milho-pipoca, porém o endosperma é mais grosso em relação ao embrião, o que confere firmeza e um aspecto liso e brilhante. É por esse motivo que não é possível fazer pipoca de canjica caseira.