Por que o Livro de Enoque não está na Bíblia?

Perguntado por: vribeiro6 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo. Existem várias referências possíveis no Novo Testamento ao Primeiro livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v. 4.6.14).

O personagem Enoque é um dos grandes mistérios biográficos da Bíblia, nas Escrituras Sagradas só existem três passagens que falam sobre ele (Genesis 5:21-24 / Hebreus 11:5/ Judas 14,15), apesar de serem poucos textos que o mencionam, entretanto são importantes para entender sobre esse personagem misterioso.

Por retratarem um Jesus Cristo radicalmente diferente daquele presente nos evangelhos do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João, estes relatos acabaram sendo excluídos pela Igreja de seu texto sagrado quando se chegou a uma versão oficial do cristianismo.

Durante o Concílio de Trento, a Igreja Católica, pôs os livros apócrifos com o mesmo nível de igualdade que os outros livros inspirados da Bíblia (Escrituras) e todas as pessoas que não aceitassem os apócrifos, como sendo livros importantes, seriam amaldiçoados pela igreja.

O pergaminho agora exposto é um dos textos mais misteriosos dos sete primeiros manuscritos do Mar Morto encontrados em 1947 em uma caverna do deserto da Judeia.

O Senhor Jesus Cristo enviou Enoque para dizer ao povo que eles precisavam se arrepender. Mas Enoque achava que não sabia falar bem e temia que as pessoas não dessem ouvidos a ele. O Senhor prometeu fortalecer e proteger Enoque embora algumas pessoas não gostassem do que ele ensinava.

De acordo com Moisés 6:31, como Enoque se sentiu em relação a seu chamado do Senhor? Explique como acham que Enoque se sentiu depois das coisas que o Senhor disse e fez em Moisés 6:32–36. Leia Moisés 7:13–19 e escreva sobre como as promessas que o Senhor fez a Enoque foram cumpridas.

A única versão completa existente do Livro de Enoque é uma tradução etíope de uma versão grega anterior feita na Palestina a partir do hebraico ou aramaico.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Catolicismo Romano

  • Tobias.
  • Judite.
  • I Macabeus.
  • II Macabeus.
  • Sabedoria de Salomão.
  • Eclesiástico (também chamado Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque, Sirácida, Sirácide, ou Ben Sirá).
  • Baruque (incluindo no último capítulo a epístola de Jeremias).

Martinho Lutero, o monge que revolucionou o mundo
Em busca de um Deus misericordioso, Lutero estudou a Bíblia e estabeleceu uma nova visão teológica.

Martinho Lutero não conseguiu traduzir o Novo Testamento na paz de sua casa. Em 1517, ele publicou suas famosas "95 teses", protestando contra a prática do clero católico de vender indulgências, por meio das quais os pecadores podiam comprar sua saída do purgatório.

Significado de Apócrifo
adjetivo [Religião] Cuja autoridade canônica foi retirada; de conteúdo rejeitado pelos dogmas cristãos; não incluído na lista canônica dos livros bíblicos. Não autêntico; diz-se do que não pertence ao autor a quem foi atribuído; falso.

É dividido em 5 partes:

  • O livro dos Vigilantes (capítulos 1-36);
  • O livro das Parabolas (capítulos 37-71);
  • O livro Astronômico (capítulos 72-82);
  • O livro dos Sonhos (capítulos 83-90);
  • O epístola de Enoque (capítulos 91-105)

108

O LIVRO DE ENOQUE - OBRA APÓCRIFA COMPLETA, COM 108 CAPÍTULOS. A versão mais antiga que existe. Tem ao todo 3 versões, a nossa é a versão Etíope, a mais completa. A igreja Ortodoxa Síria têm o Livro de Enoque na sua Bíblia.