Por que não usar air fryer?

Perguntado por: emelo4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

A acrilamida é formada através da reação de altas temperaturas com aminoácidos e açucares que estão nos alimentos. É aconselhável evitar porque não faz bem para a saúde”.

“A acrilamida é uma substância presente nos alimentos ricos em amido, açúcares e aminoácidos quando preparados em temperaturas acima de 120ºC, lembrando que acima dos 180ºC desenvolvem-se outros compostos prejudiciais para a saúde”, explicou ela.

Também é preciso moderação no uso da air fryer para evitar o excesso de consumo de acrilamida, composto químico tóxico que é formado em alimentos ricos em amido (batata e pães, por exemplo) quando cozidos, torrados, grelhados ou fritos em altas temperaturas (acima de 120°C).

Mesmo assim, é claro que a fritadeira elétrica tem seus pontos negativos, como a perda de nutrientes de alguns alimentos, a diferença de sabor em comparação com a fritura tradicional e o fato das porções que podem ser pequenas para algumas famílias.

Para evitar a acrilamida, basta não torrar demais os alimentos. - A acrilamida está presente na nossa comida desde que o homem descobriu o fogo.

Assim como no caso da airfryer, não há evidências científicas de que o uso do micro-ondas seja o responsável por oferecer novos riscos à saúde. Portanto, tanto o micro-ondas quanto a airfryer são eletrodomésticos que podem ser utilizados no dia a dia para a preparação dos alimentos.

O que é acrilamida
A formação de uma substância química chamada acrilamida ocorre quando alimentos são muito cozidos e/ou fritos. Essa substância é motivo de preocupação porque é cada vez mais comum o consumo de alimentos fritos ou muito cozidos.

Contudo, especialistas, consultados pelo jornal O Globo, recomendam às pessoas que evitem colocar na air fryer sete diferentes tipos de alimentos.

  • 1 — Pipoca. ...
  • 2 — Macarrão e molho. ...
  • 3 — Torradas. ...
  • 4 — Arroz. ...
  • 5 — Verduras secas. ...
  • 6 — Queijo. ...
  • 7 — Frango inteiro.

Realmente a airfryer é muito útil para manter a dieta com o objetivo de emagrecer. Por não exigir óleo no preparo de frituras, o prato é menos calórico e ajuda no planejamento de hábitos saudáveis.

Quem não costuma preparar pratos fritos ou assados
Mas quem prefere comer purês ou legumes e carnes em caldos pode substituir esse eletrodoméstico por outro item, como uma panela de pressão elétrica.

A Air Fryer é um eletrodoméstico de cozinha que oferece uma forma mais saudável de preparar alimentos fritos, porém, muitos dizem que a air fryer gasta muita energia. O que é um mito. Ela contribui para a economia de energia.