Por que não tem rosa no arco-íris?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

"A cor não é realmente uma propriedade da luz ou dos objetos que a refletem. É uma sensação que surge dentro do cérebro", explicou. Dessa forma, sabendo que o rosa é uma mistura de vermelho e violeta e que eles estão em lados opostos do arco-íris e nunca se encontram, o rosa não está presente entre suas 7 cores.

Dentro do espectro, nós temos o espectro do visível que é o intervalo entre 400 nanômetros até 700 nanômetros. O espectro visível recebe esse nome porque é o intervalo de comprimento de onda que enxergamos. Mas se observar bem as cores do espectro, percebemos a falta de algumas cores. Entre elas, a cor rosa.

O preto é mais simples de explicar, pois é a ausência de todas as cores. Logo, se o arco-íris representa todas as cores, a ausência delas não pode estar lá.

Parece de mentira, mas não é. As rosas arco-íris ficaram conhecidas pelas multicores que tem. As rosas são produzidas cortando a base do caule de uma flor branca em quatro partes, e colocando cada um em um recipiente diferente com 500 ml de água + 50 ml de corantes alimentícios de cores variadas.

Mais raras são paisagens com vermelho, púrpura, rosa - ou tudo junto. Confira abaixo algumas paisagens com as cores do arco-íris que ocorrem naturalmente - e atraem milhares de turista.

Dessa forma, sabendo que o rosa é uma mistura de vermelho e violeta e que eles estão em lados opostos do arco-íris e nunca se encontram, o rosa não está presente entre suas 7 cores.

Oficialmente, o magenta não existe. Não há comprimento de onda de luz para o magenta, o que significa que é o cérebro humano que cria essa cor. Mas como? Nós o percebemos apenas quando os cones S e L captam um sinal de luz vermelho e azul puro.

O arco-íris é composto por 7 cores, que são apresentadas nesta ordem, de fora para dentro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

Todo arco-íris possui na verdade um formato circular. A curvatura da Terra impede a visão completa do círculo, o que dá a impressão da forma de um arco. O arco-íris é um fenômeno de natureza óptica caracterizado pela formação de um arco luminoso e colorido no céu devido à presença de gotículas de água suspensas no ar.

O arco-íris aparece em sete cores porque as gotas de água dividem a luz branca nas sete cores do espectro (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). Essas luzes dispersas seguem diferentes direções dentro de cada gotícula.

Middlemist's Red

A 'Middlemist's Red', também conhecida como rosa da primavera, é considerada a flor mais rara do mundo, já que existem apenas duas delas no mundo, uma na Nova Zelândia e outra no Reino Unido.

Outras espécies consideradas raras são a Bico de Papagaio, uma flor rasteira vermelha e brilhante originária das Ilhas Canárias e a Rosa Juliet, considerada a rosa mais rara do mundo. A flor possui coloração em tons de pêssego e levou 15 anos para ser cultivada.

branco

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.