Por que não se deve comer a gema do ovo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Isso acontece pois o ovo possui a salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar e pode causar morte. Ou seja, quando não é cozido por completo, o perigo é real. Além disso, Rocha também alerta que a bactéria pode estar presente na casca do alimento.

O ovo de duas gemas pode ser consumido normalmente.
A diferença em relação a um ovo normal está apenas na quantidade de nutrientes dos alimentos, já que o total de gorduras boas, aminoácidos, proteínas, minerais e vitaminas presentes na gema será duplicada.

De facto, principalmente a gema do ovo contém bastante colesterol e, como tal, pode elevar os níveis de colesterol presentes no sangue. Ainda assim, esse efeito varia de indivíduo para indivíduo. Por isso, não é linear dizer que os ovos aumentam mesmo o colesterol ou causam problemas cardiovasculares.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

De acordo com a cultura popular brasileira, remoso ou reimoso é o termo atribuído a alimentos ricos em gordura hidrogenada (trans), proteínas ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o processo inflamatório, principalmente na pele.

Ovo cozido. Sem dúvida essa é a maneira mais saudável de consumir o ovo, pois não necessita adição de gorduras, além de ser prático e pouco calórico. Ovo quente.

A clara é a parte mais saudável do ovo
A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura. Já a clara é maioritariamente constituída por água e proteína, principalmente albumina. O valor nutricional do ovo está no seu todo.

No entanto, ela também contém colesterol e gorduras, incluindo as saturadas. O consumo moderado de gemas de ovo é seguro para a maioria das pessoas, mas é importante ajustar a quantidade de acordo com as recomendações médicas e necessidades individuais.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir. Mas como eles contêm grandes quantidades de colesterol, acreditava-se que podiam causar doenças cardíacas.