Qual é o significado de ovo na Bíblia?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

Chocam ovos de cobra e tecem teias de aranha. Quem comer tais ovos encontra a morte e de cada ovo esmagado sai uma víbora. Chocam ovos de basiliscos, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e do ovo que for pisado sairá uma víbora.

O Novo Testamento derrubou todas as restrições alimentares para o povo de Deus, dessa forma, a Bíblia não impõe a proibição ou o consumo de ovos.

Esta passagem em outras versões da Bíblia
6 Pode se comer sem sal o que é insípido? Ou há gosto na clara do ovo? 7 Nessas coisas a minha alma recusa tocar, pois são para mim qual comida repugnante. 8 Quem dera que se cumprisse o meu rogo, e que Deus me desse o que anelo!

Um ovo é uma nova vida que está para nascer. Da mesma forma, a morte e a ressurreição de Jesus nos trazem a esperança de uma nova vida. Quando nos arrependemos e aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, os nossos pecados são todos apagados e o passado já não importa. É como nascer de novo, uma segunda chance.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Jó 6 apresenta a primeira resposta direta de Jó a seus amigos, na qual ele expressa seu profundo desespero e angústia por seu sofrimento. Jó critica as tentativas de seus amigos de fornecer conforto e explicação para seu sofrimento, argumentando que eles só estão piorando sua dor.

Além disso são permitidos grãos integrais, nozes, castanhas e óleos vegetais saudáveis. Produtos industrializados, café, energéticos, carne de qualquer animal, ovos, laticínios, açúcar e outras bebidas com álcool são barradas. As regras foram baseadas no Livro de Daniel, do Antigo Testamento.

Animais puros e impuros
Devem considerá-los impuros. Dos animais que vivem na água, podem comer de todos os que têm barbatanas e escamas, quer sejam do mar quer sejam dos rios. Mas dos répteis e animais que vivem na água e que não têm escamas e barbatanas não devem comer; são uma coisa imunda.

Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus."

Significa que as energias negativas estão desaparecendo e que os bons tempos virão. Caso a gema do ovo tiver sangue ou odor, é um sinal de que há espíritos malignos ao seu redor e você precisa de um ritual de limpeza. Se você quebrar o ovo e vir um olho na gema, é um sinal que o mau-olhado está te observando.

A clara de ovo, ou albúmen, é a parte transparente do ovo, que envolve a gema. Ela é basicamente formada por água e por albumina, uma proteína importante para o desenvolvimento muscular.

As claras dos ovos são desses ingredientes enaltecidos por quem quer trincar os músculos. Utilizar só essa parte do alimento seria vantajoso porque ela proporciona um bom montante de proteínas – a principal matéria-prima de bíceps, tríceps e afins–, e ainda contém poucas gorduras.

A explicação religiosa aponta a galinha como antecessora do ovo. Segundo a Bíblia, no quinto dia, Deus criou todas as aves, abeçoou-as a disse: “Sejam férteis e multipliquem-se!”. E foi então que elas chocaram os primeiros ovos.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Já para os evangélicos, a páscoa é oriunda da passagem da bíblia em que Deus orienta Moisés a atravessar o mar vermelho. "Aquele dia, que podia ser o último dos Judeus, se tornou um dia de libertação. Para nós, Cristo é essa passagem, libertação.