Por que grávida não pode andar de moto?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

A partir do momento que a barriga começar a crescer, além de ficar mais desconfortável ao pilotar a moto, é comum a gestante ter certo desequilíbrio, podendo ter aumentadas as chances de uma queda. Como também intensificar as dores na coluna, comum no período de gestação.

Grávidas podem dirigir ou andar na garupa da moto? Não, em hipótese alguma, nem como condutora, nem como carona. Durante a gravidez, à medida que o feto se desenvolve, a barriga aparece e o centro de gravidade se desloca para a frente.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

Segundo Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, andar de motocicleta na gravidez é permitido. "O ato de andar de motocicleta não é um problema para a gravidez. O grande risco é nos casos de quedas e acidentes.

Se precisar andar a cavalo ou de moto, vá em baixa velocidade, use sempre os equipamentos de segurança e tente proteger a barriga. Lembre-se de que é sempre bom evitar um risco desnecessário. Caso sofra alguma queda, procure o médico imediatamente.

De acordo com o ginecologista e obstetra Edilson Ogeda, não há uma contraindicação ao uso desse tipo de transporte.

De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, o açaí pode ser consumido na gestação sem representar riscos. Porém, as gestantes não devem ir com tanta sede ao pote, já que se trata de um alimento calórico e se consumido com alta frequência, pode levar ao ganho de peso excessivo.

2Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás. 3Não só o refrigerante, mas todos os alimentos com grande teor de açúcar e cafeína devem ser consumidos moderadamente durante a gravidez.

Há também temperos e substâncias que precisam de moderação, pois o excesso pode causar enjoos, azia, diarreia, desconfortos, além de levar ao parto prematuro e atrapalhar o ganho de peso do bebê: canela; pimenta; café.

É melhor a gestante dormir sobre o lado esquerdo do corpo
Verdade. Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

É importante ressaltar que faz mal balançar bebê e também as crianças mais novas. Até os 3 ou 4 anos de idade elas também podem sofrer as consequências dessa movimentação brusca. Assim, não são aconselhadas brincadeiras de jogar a criança para o alto, chacoalhar ou então sacudir para que ela se acalme.

Em outras palavras, ele bloqueia a circulação sanguínea por um período maior, impedindo que o bebê receba os nutrientes necessários. Em acréscimo, o café na gravidez ingerido da forma incorreta, impede a absorção de ferro, que é um mineral superimportante para evitar anemia.

Sexo e gravidez são um grande tabu para o casal. Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.