É possível a bolsa estourar e não sentir dor?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Isso indica a ruptura das membranas conhecida como bolsa d'água, onde fica o líquido amniótico. — Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com urina.

Se a bolsa romper antes do fim da gestação, vá para a maternidade e ligue para seu obstetra. Há casos em que o médico consegue adiar o parto para que o bebê se desenvolva um pouco mais. Como o líquido continua a ser produzido pela placenta, a mulher deve ficar em repouso para mantê-lo.

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

O tampão mucoso pode sair algumas semanas ou vários dias antes de você entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto. Em uma gravidez completa, o tampão mucoso sai durante o nono mês de gravidez.Se você acha que o tampão mucoso saiu antes de 37 semanas de gravidez, consulte seu médico.

“Não é como urina, que se consegue prender”, Na maioria das vezes, o volume da perda é grande. “Não dá para não perceber. Forma-se uma poça no chão, encharca a roupa”, diz o especialista. Em alguns casos, porém, a perda de líquido pode ser pequena.

Além destas contrações, que podem ser apenas um indício que o momento do nascimento se aproxima, dias antes do parto pode sair da vagina da gestante um muco grosso amarelado, com aspecto de clara de ovo, e com sinas de sangue (tampão mucoso). Este é mais um sinal de que o momento do bebê nascer está próximo.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Os principais sintomas e sinais de perda de líquido amniótico incluem: A calcinha fica molhada, mas o líquido não tem cheiro, nem cor; A calcinha fica molhada mais de 1 vez ao dia; Diminuição dos movimentos do bebê no útero, quando já houve uma perda maior de líquido.