Qual a dor do descolamento de placenta?

Perguntado por: erebelo3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Um quadro de dor abdominal intensa, acompanhada de hemorragia com coágulos, diminuição dos movimentos fetais ou ausência dos mesmos, fraqueza com sensação de desmaio, palidez, sudorese e taquicardia constituem uma emergência médica.

Em geral, os principais sintomas de descolamento de placenta são: dor abdominal intensa, dor na região lombar, abdômen mais endurecido e sangramento vaginal intenso. Porém esses sintomas só indicarão descolamento da placenta após 20 semanas de gravidez.

A idade materna avançada; descolamento em gestações anteriores; inflamação das membranas que envolvem o bebê devido a uma infecção bacteriana; gestações de gêmeos; diabetes melito; tabagismo; alcoolismo e uso de drogas também podem ser fatores de risco.

Se acontecer de a mãe receber alta antes do nascimento da criança – o que é normal caso ambos estiverem bem – ela deve permanecer de repouso em casa. Isso inclui ficar sentada ou deitada e evitar qualquer tipo de esforço físico, mesmo aqueles que parecem inofensivos.

A mulher que apresenta descolamento prematuro de placenta em grau I é assintomática, ou apresenta sangramento vaginal discreto. Além disso, não apresenta hipertonia uterina significativa, e o feto apresenta vitalidade preservada.

Como tratar. Embora pareça ser algo extremamente perigoso, o descolamento ovular pode ser "resolvido" com muito repouso e reposição de progesterona (hormônio responsável pela manutenção no primeiro trimestre da gestação). "Em média, a gestante deve descansar uma semana.

A ultrassonografia pode evidenciar alguns casos de descolamento prematuro da placenta.

2Parte fundamental de uma gravidez, o saco gestacional deve permanecer fixo na parede uterina para a segurança do bebê 3 Durante o primeiro trimestre o risco de descolamento é constante, especialmente se há queda hormonal ou ocorre algum impacto na barriga da gestante.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

O descolamento de placenta pode ser caracterizado como o desprendimento prematuro da superfície do órgão com o útero materno. Descolamentos iniciais, que chamamos de descolamento do saco gestacional ou ovular, podem ser absorvidos e não causar aborto (dependendo da extensão).

Como saber se estou tendo descolamento de placenta? Na maioria dos casos, há sangramento vaginal, que pode variar de uma pequena quantidade até um jato repentino e mais volumoso. O problema é que para algumas mulheres o sangue fica retido no útero, atrás da placenta, e não dá para perceber nada.

Deitar de lado é mais confortável para a grávida porque ajuda a melhorar a oxigenação e o fluxo de sangue para o feto.