Por que fazer faculdade de Radiologia?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O curso de Radiologia forma profissionais para atuar em um campo muito específico dentro dos hospitais, clínicas e empresas. Esse foco bem definido pode facilitar a vida do estudante recém-formado na hora de encontrar trabalho. Veja alguns lugares em que o radiologista pode trabalhar: Hospitais.

Essa profissão é valorizada, pois ela lida com atividades extremamente necessárias em diversas áreas, como a de exames na saúde e a de fiscalização em aeroportos. Trata-se de uma profissão reconhecida no mercado de trabalho e, portanto, bem remunerada.

Sobre a faculdade de Radiologia
O objetivo desta faculdade é formar profissionais capazes de entender as propriedades da radiação, aplicar técnicas radiológicas, radioterápicas e radioisotópicas; operar equipamentos de diagnóstico por imagem e preparar o paciente para a realização de exames deste tipo.

Veja quais são os 6 principais direitos do profissional de radiologia

  1. Jornadas de trabalho com 24 horas semanais. ...
  2. Auxílio periculosidade e insalubridade. ...
  3. Afastamento de gestantes. ...
  4. Aposentadoria especial. ...
  5. Férias remuneradas e 13º salário. ...
  6. FGTS.

Importância da Radiologia
O primeiro, como o nome já diz, é responsável por diagnosticar condições através de diferentes exames de imagens e auxiliar os médicos no tratamento de patologias. Já o segundo, utiliza a radiologia como recurso de tratamento para doenças, como, por exemplo, o câncer.

Entre todos os exames radiológicos, os Raio-X estão sem dúvida entre os mais populares. As áreas de ortopedia e traumatologia estão entre as que mais utilizam seus serviços. Além disso, eles são úteis também para obtenção de imagens do sistema esquelético e para avaliação pulmonar.

A radiologia é a especialidade médica que, como o nome diz, utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças. O médico desta área é o radiologista que, após formado em medicina, ainda realiza residência médica nesta especialidade, com duração de 3 a 6 anos.

O radiologista médico é o profissional formado em curso de graduação superior Tecnólogo em Radiologia.

Técnicos em radiologia podem trabalhar nas áreas médica, veterinária, odontológica, industrial e tecnológica, desempenhando funções em laboratórios, clínicas, hospitais, unidades de pronto-socorro, casas de saúde e centros de diagnóstico por imagem.

O que se estuda no curso de Radiologia? Os primeiros semestres começam com disciplinas básicas, como Física e Matemática Aplicada. Logo no início já entram também matérias da área da Saúde, como Anatomia e Fisiologia. As matérias mais específicas vão entrando com o decorrer da graduação.

Encontrar um emprego pode ser difícil, principalmente para os recém-formados, técnicos e tecnólogos da radiologia. Como a grande maioria opta pela área da saúde, nicho bastante saturado, verticalizado e sustentado pela rede pública ou privada, o número de vagas disponíveis no mercado de radiodiagnóstico fica limitado.