Por que é bom desenhar?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Desenhar proporciona diversos benefícios, que ajudam no dia a dia, além de ser uma atividade prazerosa, relaxante, terapêutica e que traz grande possibilidade de carreira artística e independência financeira. O medo é um fator que atrapalha bastante na hora de realizar qualquer tarefa.

Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.

Abordamos que quem desenha perde o medo de errar, desenvolve o lado direito do cérebro, eleva sua autoestima, melhora sua percepção visual, amplia seu conhecimento sobre arte, melhora seus relacionamentos e trabalha a criatividade. Porém, não são só esses benefícios que o desenho traz.

Desenhar melhora a inteligência
Bem, alguns estudos científicos já comprovaram isso, então quem somos nós para discordar, não é mesmo? Além disso, por alguns motivos, nós podemos dizer que desenhar torna mesmo você uma pessoa mais inteligente a cada dia.

Características dos lápis
Para quem desenha, só ele pode não ser suficiente para alcançar os resultados desejados, principalmente em termos de texturas e sombreamentos. Os lápis, sem dúvida, são as melhores opções para quem deseja fazer desenhos mais artísticos, explorar efeitos, luz e sombra e outras possibilidades.

O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando o controle das emoções e revelando também uma função terapêutica, pois ao estimular atividades artísticas, as crianças tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo depressão.

O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

Primeiramente podemos pensar em desenhos. Por exemplo: deixar o jovem criar ou mesmo oferecer modelos para que ele possa copiar. Para além de tirá-lo da frente da tela, a concentração no desenho ajuda a aliviar as tensões e serve como forma de se “desligar” dos problemas e/ou sentimentos negativos.

De acordo com o site Live Science, os pesquisadores descobriram que existem três fatores que podem influenciar a habilidade que um indivíduo possui de desenhar figuras de forma realista: a maneira como ele percebe a realidade, sua memória com relação à informação visual e quais elementos ele seleciona para desenhar.

O desenho comunica e atribui sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas, formas, traçados e cores. Retrata a realidade e o imaginário onde a criança expressa os seus sentimentos e sua compreensão de mundo. Cada traço diz muitas vezes mais do que palavras.