Por que beber muita água ajuda a emagrecer?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Além de tudo o que já vimos, a água mineral atua no processo de emagrecimento porque ela auxilia no funcionamento do intestino.

Beber bastante água é um hábito muito saudável, mas não tem efeitos consideráveis na perda de peso.

Existe um cálculo simples para ter uma medida mais exata, que considera que devemos tomar 35 ml de água para cada quilo que pesamos. Assim, uma pessoa com 60 kg deveria tomar 2,1 litros por dia (pois 60 x 35 = 2.100), enquanto uma pessoa de 70 kg precisa de 2,5 litros.

Diminui a sensação de fome
Como acabámos de ver, beber água ajuda a emagrecer também porque gera uma sensação maior de saciedade. Ao sentir-se saciado, tende a comer menos, ingerindo um número menor de calorias.

A água é um dos elementos essenciais no processo de conversão de gordura em energia. Um maior consumo de água estimula as reações metabólicas e está, inclusive, comprovado que beber água acelera o metabolismo em 2 a 3% durante 90 minutos. O que no fim do dia se reflete num aumento do número de calorias gastas.

Como funciona. São seis refeições ao dia, além da ingestão de no mínimo 2,5 litros de água ou chá. Além disso, variar os sabores é uma dica valiosa para ajudar a aguentar a restrição: camomila, cavalinha, hibisco ou chá verde. Contudo, não há um plano específico.

A pesquisa aponta que a ingestão recomendada de água de oito copos, cerca de dois litros, por dia raramente corresponde às necessidades reais e, muitas vezes, pode ser alta. Segundo a pesquisa, a quantidade necessária para ser bebida varia entre 1,3 a 1,8 litros por dia, a depender da idade, clima e onde a pessoa vive.

Beber água em jejum pode auxiliar no emagrecimento. A água com limão e água gelada não possuem comprovação científica de que podem ajudar no processo de emagrecimento. Para quem quer emagrecer, beber cerca de 500 a 600 ml de água logo pela manhã, pode ajudar! O ideal é não substituir a água por outros líquidos.

7 truques para secar a barriga

  1. Opte por pequenas refeições.
  2. Elimine gorduras e doces.
  3. Beba bastante água.
  4. Foque nas fibras.
  5. Use a abuse das proteínas.
  6. Leve de marmita.
  7. Limão em jejum.

A resposta é sim! Beber água emagrece e ajuda no controle de peso, pois ela também é responsável pelo bom funcionamento do metabolismo. Sem contar que sem água é impossível nosso corpo sobreviver. Afinal, temos 70% desse precioso líquido em nosso organismo.

Como saber se estou emagrecendo? A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Chá de Camomila
Porém, a camomila tem propriedades diuréticas e desintoxicantes, além de ajudar a inibir o apetite. Outro benefício da camomila é seu efeito calmante. Consumir o chá antes de dormir, fará que você tenha mais qualidade no sono, o que também o fará emagrecer.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

1 Beba em média 2 litros de água por dia
A recomendação média de ingestão de água é de 2 litros por dia, mas um cálculo te ajuda a descobrir a quantidade ideal para sua densidade corporal: multiplique seu peso por 35 e terá a resposta em litros. Como por exemplo, 70 kg (seu peso) x 35 (ml de água) = 2,4 litros por dia.