Por que a Netflix está perdendo assinantes?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Os executivos da Netflix estão culpando também a prática de compartilhamento de contas pelos resultados negativos. Segundo eles, além dos 222 milhões de assinantes oficiais, existiriam cerca de 100 milhões de usuários que usariam contas compartilhadas com amigos, parentes e conhecidos.

A melhora da pandemia, que resultou numa menor demanda de conteúdo já que as pessoas estão passando menos tempo em casa, também pode estar entre os fatores que explicam essa queda, até porque o crescimento durante o período pandêmico foi enorme.

Assim, trata-se da primeira perda de assinantes pela Netflix na região desde o primeiro trimestre de 2023. À época, a companhia havia perdido 351 mil assinantes no acumulado trimestral.

De acordo com uma pesquisa do Sensor Tower, a Netflix perdeu 3% dos usuários ativos mensais no Brasil em maio de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A medida foi adotada em 23 de maio. No mesmo mês, a plataforma perdeu 3% de seus usuários ativos mensais (MAUs), em comparação com o mesmo mês em 2022.

A plataforma de streaming Netflix (NFLX34) reportou lucro líquido de US$ 1,31 bilhão no primeiro trimestre de 2023, cifra 18,12% menor que a registrada um ano antes.

A Netflix, pioneira do streaming no mundo, passou uma queda de 3% na quantidade de usuários mensais ativos no Brasil. A informação foi divulgada pela Sensor Tower, uma empresa especializada em análises de mercado.

A medida já havia sido anunciada há alguns meses, mas passou a valer agora em maio no Brasil. A conta da Netflix agora é restrita ao dono da assinatura, o que significa que o compartilhamento de login não será mais permitido, exceto com moradores que vivam na mesma casa, como um casal, famílias ou roomates.

Junto com o Amazon Prime Video, o serviço da Warner, HBO e Discovery+ é uma das maiores concorrentes da Netflix, graças a uma cartela de produções aclamadas na TV e cinema. O grande atrativo da HBO Max são suas franquias que são sucessos nas telonas.

A Netflix irá colocar um ponto final na possibilidade de compartilhar senhas a partir do começo de 2023. De acordo com o The Wall Street Journal, o serviço de streaming começará a cobrar pelo recurso.

O Brasil só perde em mercado para Reino unido (US$ 460 milhões) e Estados Unidos, líder disparado com US$ 2,4 bilhões em receita. Entretanto, o nosso país é a maior região em número de assinantes fora dos Estados Unidos, alcançando 16 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2020.

De acordo com o estudo publicado pela Comscore, Netflix, Globoplay e Amazon Prime são os três streamings mais assistidos do Brasil, respectivamente. O Netflix possui uma média de 50,6 milhões de usuários únicos por mês, contra 18,1 milhões do Globoplay e 14,6 milhões do Amazon Prime.

Atualmente, a Netflix oferece planos com uma, duas ou quatro delas de aparelhos compatíveis com acesso simultâneo ao conteúdo via streaming. Porém, o uso fora da residência do assinante sofrerá uma cobrança adicional de R$ 12,90 por “ponto extra”, isto é, uso fora da residência do assinante.

50 milhões

A Netflix está no topo das plataformas de streaming no Brasil, dominando o mercado de vídeo em 2023. Uma pesquisa recente da Comscore revelou que o serviço de streaming é o mais acessado no país, acumulando uma média mensal de 50 milhões de assinantes.