Qual é a diferença entre podcast e entrevista?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

A produção de um podcast de entrevista é mais trabalhosa que um podcast solo, já que existe uma outra pessoa participando. O lado bom é que o host e o convidado não precisam estar no mesmo local. A entrevista pode ser on-line.

Entrevista: esse outro tipo de podcast ocorre no formato de entrevista, no qual o apresentador seleciona algumas perguntas, que podem ou não serem enviadas pelos ouvintes, e desenvolve a conversa em torno dessas questões.

Podemos dizer que o principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo, simples assim! Na prática, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou um episódio para compartilhar o que se sabe sobre esse assunto.

Podcast é uma publicação digital em formato de áudio ou vídeo. Sua transmissão possui regularidade e conta com a facilidade de baixar, armazenar e compartilhar o arquivo. O termo podcast é um acrônimo para as palavras Pod, que se refere ao iPod, player da Apple, para o qual os primeiros programas foram transmitidos.

Neste formato a ideia é transmitir alguma informação ao ouvinte. Se os podcasts em si já lembram muito os programas de rádio, este formato é ainda mais próximo e recorda muito os intervalos onde ouvíamos (ainda escutamos) as notícias nas redes AM/FM.

Quais são os 6 tipos de podcast?

  1. Podcasts Informativos e Educacionais. ...
  2. Podcasts de Entrevistas e Conversas. ...
  3. Podcasts de Histórias e Narração. ...
  4. Podcasts de Comédia e Entretenimento. ...
  5. Podcasts de Notícias e Atualidades. ...
  6. Podcasts de Estilo de Vida e Bem-Estar.

Podcast é como um programa de rádio, porém o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento e mais, ou seja: não existe limite para a criatividade.

Geralmente os podcast são produzidos em estúdios, com equipamentos de áudio, iluminação e vídeo distribuídos e operados por técnicos responsáveis, podendo ter mais necessidade do operacional de acordo com o formato do programa. Sim, tudo isso tem um custo e para manter pode ficar inviável para algumas pessoas.

Conheça os diferentes tipos de podcasts

  • Podcast de entretenimento.
  • Podcast informativo.
  • Podcast de formação.

O estudo Podpesquisa 2018 realizado pela Associação Brasileira de Podcasters recebeu 22 mil respostas focadas no perfil do ouvinte brasileiro. Para 94,2% dos entrevistados, o conteúdo é o aspecto mais importante na escolha de um podcast. Em relação à duração, o tempo ideal de cada episódio é entre 1h e 1h30.

Você pode ter ouvido que “podcast é como se fosse um programa de rádio na internet”. É quase isso, com a diferença de que o podcast não é ao vivo, mas uma gravação, como um episódio, de um conteúdo em áudio, para ser ouvido quando você quiser.

Segundo a pesquisa da Globo/IBOPE, a linguagem informal e simplificada é motivo para a fidelização de 64% do público ouvinte de podcasts no Brasil.

O podcast solo
A grande vantagem deste tipo de podcast é que você não tem que levar ninguém em conta no processo. Você tem tudo sob controle. Uma desvantagem potencial é que pode se tornar rapidamente chato se você tiver que ouvir a mesma voz por uma hora.

Ponto para os podcasts, que trazem os assuntos de maneira fluida, sutil e com fácil compreensão. Acesso: Prático para acessar, baixar ou ouvir online. Oferece a facilidade que as pessoas pedem hoje em dia: consumo sob demanda individual, com acesso 24 horas por dia, quando, onde e quantas vezes desejar.

O primeiro elemento que não pode faltar no seu podcast é o conteúdo relevante. Certifique-se de que o seu tema seja interessante para o seu público-alvo. Pesquise e planeje os tópicos com cuidado, mantendo-se atualizado com as tendências do seu nicho. Isso garantirá que os ouvintes continuem retornando para mais.

O UOL e a Exame disseram que o Flow é notável por seu estilo informal, assemelhando-se a uma "conversa de bar". O podcast tem um canal de cortes, que contém apenas trechos dos episódios.