Quanto o Youtube paga para podcast?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Programas individuais podem receber US$ 50 mil, enquanto as redes de podcast podem conseguir até US$ 200 mil ou mesmo US$ 300 mil. Esses são números grandes, então é natural as pessoas se perguntarem: qual é a pegadinha?

No mercado de hoje, um anúncio pode render um mínimo de US$ 70 por mês em um programa semanal se você tiver 1,000 ouvintes; é claro que esse número cresce exponencialmente com mais ouvintes, então você pode ganhar mais de US$ 700 em um mês se seu programa semanal tiver 10,000 ouvintes.

A publicidade no podcast é uma tendência
É possível ganhar dinheiro no podcast de inúmeras formas e nem todos os jeitos de gerar receita com sua produção fogem dos modos tradicionais. Entre elas está a boa e conhecida publicidade.

O Youtube paga o criador de conteúdo a cada 1 mil visualizações (CPM – custo por mil) em torno de 0,25 a 4,50 dólares. Convertendo para o real, o valor fica entre 1 e 19 reais.

Como ganhar dinheiro com podcast?

  1. Produza conteúdo de qualidade.
  2. Saiba onde disponibilizar seu podcast.
  3. Vincule uma loja ou negócio para ganhar dinheiro com seu podcast.
  4. Faça parte de um programa de afiliados.
  5. A publicidade no podcast é uma tendência.
  6. Ofereça cursos presenciais e virtuais.
  7. Crie um clube de assinatura.

No YouTube, um podcast é uma playlist, e os vídeos dela são os episódios. Seu podcast precisa ter episódios completos, em ordem de reprodução. Se o podcast tiver várias temporadas, inclua todas elas no mesmo podcast.

O investimento com a edição do podcast varia em média de R$700 fazendo o serviço com produtoras e de R$ 150 com editores independentes, isso apenas para áudio.

O faturamento já retornou ao nível de janeiro de 2022, com R$ 7 milhões em contratos assinados. Até o fim do ano, a expectativa é faturar R$ 30 milhões. Hoje avaliado em R$ 50 milhões, o Estúdios Flow vai buscar recursos de investidores de modo a poder colocar os planos em prática.

As principais opções de monetização de podcast no Spotify são:

  1. Episódios patrocinados;
  2. Anúncio;
  3. Financiamento coletivo;
  4. Serviço de assinaturas.

Para conseguir um patrocínio é essencial que você tenha um mídia kit. Um mídia kit nada mais é que um documento onde você apresenta o seu podcast, o conceito, o público-alvo, as conquistas, o objetivo, os dados já alcançados, o planejamento e as expectativas para o futuro e mais algumas informações sobre o podcast.

O salário médio nacional de Editor de audio é de R$2.650 em Brasil.