Por que a crônica pode ser considerado um texto literário?

Perguntado por: ecavalcante7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual. Nessas crônicas não há longos trechos reflexivos ou argumentativos. Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço.

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

É assim que podemos dizer que a crônica é uma mistura de jornalismo e literatura. De um recebe a observação atenta da realidade cotidiana e do outro, a construção da linguagem, o jogo verbal. Algumas crônicas são editadas em livro, para garantir sua durabilidade no tempo.

Texto Literário:

  1. Linguagem conotativa (sentido figurado);
  2. Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
  3. Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
  4. Presença de figuras de linguagens;
  5. Musicalidade.

Resposta verificada por especialistas
-Apresenta frequentemente narrativas sobre o cotidiano. -Pode ser ficcional ou pode ser algum relato real contado de forma leve. -Em geral, possui traços humorísticos. Tais traços a configuram como texto literário.

O que é um texto literário? O texto literário é focado, principalmente, na expressividade do autor. Em geral, esse tipo de construção é repleta de manifestações poéticas e está aberto ao espaço subjetivo.

O que é um texto literário:
Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor.

A crônica é um gênero textual narrativo típico de jornais e revistas.

A crônica é um texto curto com elementos cotidianos em sua composição. Ela pertence ao gênero jornalístico e pode ser encontrada com certa frequência em jornais, revistas e mídias digitais. A crônica pode ser classificada em dois principais tipos: a crônica narrativa e a crônica argumentativa.

Crônica é um texto muito presente na mídia, impressa ou digital, e de grande interesse do público devido à sua fácil leitura. A crônica narrativa é um gênero predominantemente narrativo que trata do cotidiano. Ela apresenta poucos personagens, possui tempo e espaço bem definidos e pode ter tom de humor.