Pode usar vape em festa?

Perguntado por: iqueiroz2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 6 votos

Logo, os cigarros eletrônicos também não podem ser utilizados em ambientes fechados, sejam eles privados ou públicos. “As emissões destes produtos, apesar de chamados por alguns de vapor (ou vape), são, na verdade, aerodispersóides (...)

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

Segundo a lei, qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, registrado ou não na Anvisa, e que libere emissões de qualquer natureza tem seu uso proibido em recintos coletivos fechados. Logo, o uso de "vapes" em ambientes fechados é proibido, sejam eles particulares ou públicos.

Níveis de nicotina encontrados em usuários desse aparelho, também conhecido por “vape”, equivalem ao consumo de 20 cigarros convencionais por dia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, que tem o Programa de Tratamento do Tabagismo.

Embora estejam disponíveis online e em comércios físicos, a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil. Para ele, o alvo da indústria dos cigarros eletrônicos são os menores de 18 anos.

QUAL É A MULTA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DO VAPE BRASIL? A valor fixado para a multa é de R$ 5 mil diários, em caso não cumprimento das medidas de suspensão do vape eletrônico. A ordem atingirá não só lojas físicas, como tabacarias, mas também grandes sites de compra e venda online.

1º Esta lei tipifica criminalmente a produção, importação e comercialização de cigarros eletrônicos, alterando o Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, Código Penal. para venda cigarro eletrônico. Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.”

Vapes são prejudiciais, porque liberam nanopartículas de metais pesados, solventes e outros produtos químicos que podem causar danos ao pulmão e às vias aéreas.

Riscos do uso de cigarro eletrônico
Mas, isso não é verdade! Aqueles que usam vapes estão mais predispostos a desenvolver diversos tipos de câncer (principalmente de pulmão, esôfago, estômago e bexiga), doenças pulmonares como o enfisema e doenças cardiovasculares.

Sem falar na dependência psicológica que induz a uma falsa sensação de felicidade, a partir de sua atuação no cérebro do usuário, que desencadeia uma necessidade de fumar mais e mais. Visto que, ao inalar as toxinas do vapor, a pessoa tem a sensação de calmaria e prazer.

Há indícios de que ele pode ser ainda mais prejudicial que o cigarro comum, uma vez que nem todas as substâncias que estão contidas na versão eletrônica são conhecidas. Além disso, a comunidade médica tem observado que os vapers vem causando dependência de forma mais rápida e intensa.

Cada puff corresponde a uma vaporada no seu cigarro eletrônico — o equivalente a uma tragada, portanto. Portanto, se um pod oferece 1.000 puffs é seguro dizer que você vai vaporar a mesma quantidade de vezes. E isso, se compararmos com um maço de cigarros convencionais, dá cerca de 13 ou 14 cigarros, aproximadamente.

Acredita-se que o vaping crônico pode levar à formação de bolhas nos pulmões, enquanto a forte inalação de um vape pode causar a ruptura de uma bolha existente. O ar no espaço pleural aumentou a pressão no pulmão de forma que ele não pudesse se expandir tanto quanto normalmente durante a respiração normal.

Como você pode saber se o seu filho adolescente está fumando?

  1. Posse de produtos relacionados a esse hábito. ...
  2. Mudanças de humor. ...
  3. Mau cheiro. ...
  4. Janelas do quarto abertas. ...
  5. Desculpas para sair.

Pelo menos um a cada cinco jovens de 18 a 24 anos usam esses dispositivos, também conhecidos como 'vape', ou seja, 19,7%. A maior prevalência está entre os homens em todas as faixas etárias. O índice é de 10,1% entre eles contra 4,8% entre as mulheres.