Pode usar protetor solar com base todos os dias?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

O protetor solar deve ser usado todos os dias e por todos os tipos de pele, com ele é possível proteger o rosto da ação dos raios UVA, UVB e a luz visível, presente em aparelhos eletrônicos como computadores e celulares.

Engana-se quem acha que o protetor solar é para ser usado só no verão. Ele deve ser usado todos os dias, sem exceção. Seja no frio ou no calor, no dia nublado ou ensolarado a radiação solar está ativa, podendo afetar a saúde da sua pele.

Sim, é permitido usar protetor solar com cor todos os dias, inclusive nos dias nublados e dentro de casa.

O protetor solar não só ajuda a prevenir o seu aparecimento como também ajuda a atenuar a sua cor com o passar do tempo, aliado a um tratamento específico. Além disso, o uso regular do produto também evita o escurecimento das olheiras e marcas de acne.

Base com fator de proteção não protege a pele adequadamente
Na maioria, não chega ao valor de FPS 30, que é o mínimo ideal”. Por isso, a recomendação dos especialistas é não utilizar a base com FPS sozinha. O ideal é aplicar o filtro solar de sua escolha antes da base e de qualquer outro produto de maquiagem.

Um protetor solar com base traz uma série de benefícios para a pele: ele previne o envelhecimento precoce, evita o surgimento de manchas e, é claro, uniformiza a pele sem pesá-la.

A resposta é: sim! Não faz mal algum incluir um hidratante com proteção solar antes de dormir. Para aumentar a eficácia do produto e ainda incluir um efeito antioxidante nessa etapa da sua rotina, aposte em um cuidado com vitamina C em sua composição.

Ou seja: o protetor solar com cor é a melhor aposta para combater o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas na pele, especialmente as de melasma.

Além disso, um protetor solar com cor também protege a pele contra a chamada luz visível, que é a luz que enxergamos do sol, e também iluminação artificial emitida por lâmpadas e equipamentos como monitores e aparelhos celulares.

Dormir com protetor solar pode obstruir os poros, causando aumento da oleosidade da pele e acne. Por isso, opte por outros produtos ideais para o skincare noturno, mantendo a saúde do rosto.

"Se você estiver com a pele sensível e em um ambiente com muita luz, não há nada de errado em usar protetor solar à noite. Lembrando que a luz também mancha e assim você se protege da luz visível. Se você aplica ácido para dormir, aí não tem sentido, não precisa.

A radiação UV é a única com que se preocupar? Também é preciso utilizar protetor solar dentro de casa devido à luz azul, que faz parte do espectro visível e provém dos raios de sol. Ela é capaz de penetrar os tecidos subcutâneos e oxidar os lipídios, acelerando a produção dos radicais livres.

O protetor solar facial não clareia o tons naturais da pele, ele apenas colabora com o clareamento dos pontos hiperpigmentados do rosto que são os motivos do aparecimento das manchas da pele, com o uso do protetor solar facial diário é possível garantir a uniformização do tom da pele.

“Quando usamos o protetor com cor temos um produto que realmente protege a pele, principalmente, contra a luz visível. Ele é até melhor que o protetor comum, sem cor. Já a base não protege tanto, então não indico focar só nela”, revela.

Primeiro, indicamos colocar o protetor solar, esperar cerca de 30 minutinhos e então, aplicar a sua base, corretivo ou pó. Durante o dia, para reaplicação do protetor solar, indicamos a retirada dos produtos já aplicados no rosto, através de uma limpeza delicada na pele, para depois realizar a reaplicação das camadas.