Pode usar lenço umedecido para limpar tela de celular?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para deixar a tela do celular longe de bactérias e impurezas, uma boa dica é apostar no lenço umedecido! Assim, você não corre o risco de danificar o touchscreen do aparelho com arranhões e manchinhas. Basta borrifar um pouco de álcool líquido 70% ou 90% no lenço e limpar a tela de cima para baixo.

Com um pano macio umedecido, faça movimentos circulares
Utilize produtos próprios para limpeza de telas ou álcool isopropílico. A Dell recomenda uma concentração de 70% a 90% de álcool isopropílico quando há manchas de óleo. Quanto ao pano, prefira tecidos de microfibra ou 100% algodão.

Não use toalhas de papel, papel higiênico, lenços umedecidos, ou qualquer tipo de tecido áspero. Esses materiais podem arranhar a tela. O melhor pano para a limpeza de telas costuma ser uma flanela de microfibra, própria para limpeza de objetos delicados (parecida com aquelas que vem junto nos óculos de sol).

O ideal é utilizar uma toalha específica, feita de microfibra. Na pressa, você pode até usar uma camisa 100% algodão, mas evite tecidos que soltam fiapos, pois eles podem ficar presos no aparelho. A microfibra é perfeita para a delicada superfície da tela do celular.

E também não molhe ou lave ele com água e sabão, pois isso pode estragar ele, principalmente se não for resistente à água. Só o álcool já é suficiente! Os especialistas recomendam usar o álcool isopropílico pros aparelhos, porque o álcool em gel tem água na composição e pode acabar danificando ele!

Utilize panos e toalhas de microfibra na tela
Isso porque o tecido é formado por fios incrivelmente sensíveis, capazes de remover a sujeira sem causar danos visíveis a tela –– como arranhões.

Passar o pano molhado pode estragar a tela da sua TV; Passo 3: Passe outro pano macio e seco para tirar qualquer umidade que tenha ficado na tela.

Como vimos, o uso do lencinho umedecido pode ser nocivo, principalmente pela composição da substância metilisotiazolinona. O conservante também é usado em produtos de higiene pessoal para adultos, como cosméticos e itens de limpeza do lar.

Álcool isopropílico 70% é excelente opção
Na hora de limpar o eletrônico, vale a pena umidificar um pano de microfibra com o álcool isopropílico antes de iniciar a higienização. Caso não tenha o pano, um papel higiênico bem macio pode ajudá-lo nessa tarefa. Evite despejar o composto químico diretamente no celular.

Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso, porém, segundo Camila, em algumas situações precisa fazer “o máximo que você pode com a ferramenta que você tem”. Se estiver fora de casa, é preferível sempre usar um lenço umedecido ao invés do papel higiênico.

Ele não deve ter resíduos de outros produtos de limpeza, como removedores ou lustra móveis, por exemplo. - Nunca use esponjas dupla face ou de aço, pois podem riscar a tela. - Evite papel higiênico ou papel toalha. Eles riscam as telas mais sensíveis.

Modelos de iPhone 14, iPhone 13, iPhone 12 e iPhone 11

  1. Desconecte todos os cabos e desligue o iPhone.
  2. Use um pano umedecido macio e sem fiapos, como um pano para lentes.
  3. Não deixe entrar umidade nas aberturas.
  4. Não use produtos de limpeza, a menos que siga as instruções para limpeza do iPhone.
  5. Não use ar comprimido.

Pode limpar o celular com perfume? Não é recomendado limpar o celular com perfume. Os produtos químicos presentes no perfume podem danificar a tela ou causar reações indesejadas com os materiais do aparelho.

Dentro desse assunto, saber como limpar display de celular e do tablet também é importante: e a mais importante recomendação é não usar álcool nessa limpeza. Produtos abrasivos como o álcool, a acetona e a amônia devem ser evitados ao máximo!

A principal recomendação é adotar o álcool isopropílico que tem concentração de 70% e é antisséptico e desinfetante, indicado, exclusivamente, para eletrônicos.

Jamais use água para limpar seu celular
Além de aumentar as chances de um curto-circuito, a água deixa resíduos que podem causar sérios problemas ao entrar em contato com peças internas, comprometendo a funcionalidade do smartphone. Por isso, dê preferência para sprays específicos, conhecidos como “limpa telas”.