Qual a marca de luxo mais antiga do mundo?

Perguntado por: ucastro5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A marca francesa foi fundada por Gabrielle Coco Chanel em 1909.

Como enfatizou o grupo Richemont, ela é considerada a mais antiga do mundo no segmento de artigos de couro de luxo, anterior até mesmo à Hermès (1837) e à Louis Vuitton (1854). Desde 1883, a label está entre as fornecedoras oficiais da realeza da Bélgica. A empresa também é pioneira em outros aspectos.

Hermès – 179 anos
Provavelmente, a Hermès é a casa de luxo mais antiga da história. Mas, curiosamente, ela foi criada por Thierry Hermès como um lugar para vender selas de cavalo, em 1837!

Com um valor de marca de US$ 36,8 bilhões, a marca alemã lidera a lista geral por 6 anos consecutivos. Louis Vuitton (US$ 26,3 bilhões), mantém a 2ª posição e a Chanel (US$ 19,4 bilhões) sobe para a 3ª posição , empurrando a Gucci para a 4ª posição (US$ 17,8 bilhões).

No ranking trimestral de 2022 da plataforma de produtos de luxo Lyst, a Gucci, grife italiana que pertence ao grupo francês Kering, liderou entre as marcas mais populares do mundo, seguida pela grife espanhola Balenciaga e a italiana Prada.

Gucci (Itália)
Veja abaixo os valores mais recentes dessa marca de luxo: Em 2019, a Gucci estava avaliada no valor de US$14,66 bilhões; Em 2020 o valor da marca subiu cerca de 20,2%, estando avaliada, até então, no valor de US$17,63 bilhões.

Após a dança das cadeiras, Amazon é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 299,3 bilhões (R$ 1,56 trilhão). Já a Apple ficou em segundo lugar, avaliada em US$ 297,5 bilhões (R$ 1,55 trilhão). Em terceiro lugar está o Google.

Lanvin

A Lanvin é uma casa de moda de alta costura, fundada em 1889 por Jeanne Lanvin. É a mais antiga casa de moda francesa ainda em funcionamento.

Kering

A Kering, conglomerado francês dono de marcas como Gucci, Saint Laurent e Balenciaga, está comprando uma participação na Valentino, trazendo outra grande marca de moda para sua operação e reacendendo a consolidação na indústria de artigos de luxo.

Nightingale of Kuala Lumpur / Vestido mais caro do mundo tem preço de US$ 30 milhões. O vestido foi desenhado por Faiyzali Abdullah. A peça de noite é feita de tafetá, cetim, chiffon e seda, sendo incrustado com diamante em forma de pêra, de 70 quilates; e ainda integram o mesmo 751 cristais Swarovski.

A Porsche é a marca de luxo mais valiosa do mundo, invicta na posição desde 2018. Dessa maneira, a marca domina o ranking Luxury and Premium Brand, da Brand Finance, desde sua criação. Avaliada em R$ 195,4 bilhões, há cinco anos este montante era de R$ 59,5 bilhões.

1 - Tesla (US$ 720,49 bilhões)

1. Petrobras – R$ 415 bilhões.