Pode tomar omeprazol para dor de cabeça?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

O omeprazol é um medicamento que possui poucos efeitos colaterais, fazendo com que ele seja amplamente utilizado. Entre os principais efeitos pode-se destacar: dores de cabeça, dores abdominais, enjoos, vômitos, flatulências, tonturas, prisão de ventre, reações alérgicas da pele, tosse, dor lombar e pneumonia.

O omeprazol é indicado para tratar certas condições em que haja muita produção de ácido no estômago. É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino), e o refluxo gastro-esofágico.

Algumas medicações podem agravar o quadro: contraceptivos orais, descongestionantes nasais, antidepressivos do grupo dos inibidores da recaptura da serotonina (fluoxetina, sertralina, etc.), reposição hormonal pós-menopausa, inibidores da bomba de prótons (omeprazol, esomeprazol, etc.).

Omeprazol para aliviar dores agudas do estômago
O omeprazol funciona se os sintomas de queimação ou azia forem persistentes ou muito frequentes, como, por exemplo, 3 ou mais episódios por semana. Nestes casos, o uso do omeprazol por vários dias está indicado.

Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.

Quais os melhores remédios para dor de cabeça?

  1. Paracetamol. Dentre os melhores remédios para cefaleia está o paracetamol. ...
  2. Dipirona. A dipirona é um anti-inflamatório que também age como analgésico e antifebril. ...
  3. Ibuprofeno. ...
  4. Ácido acetilsalicílico (Aspirina) ...
  5. Triptanos.

Mudanças na alimentação. Mudanças na alimentação podem ajudar. Evitar alimentos que desencadeiam enxaquecas, como alimentos ricos em tiramina ou chocolate, pode ajudar a reduzir a frequência das dores de cabeça. Evitar alimentos gordurosos e pesados ​​também pode ajudar a aliviar a náusea e o desconforto abdominal.

Alguns exemplos são Sumax, Naramig e Zomig; Antieméticos: são os medicamentos utilizados quando há sintomas incapacitantes da enxaqueca como vômitos e náuseas. Um exemplos é a metoclopramida; Corticóides: estão entre os medicamentos mais indicados para crises de enxaqueca.

Quais são as contraindicações do omeprazol? O omeprazol não pode ser usado por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família tenham tido reação semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro componente de sua fórmula.

Tomar muito café, bebidas cafeinadas (coca-cola, chás pretos), chocolates, e até mesmo analgésicos que contenham cafeína são provocadores de enxaqueca; – falta de exercícios físicos.

A combinação pode ser responsável por retenção de líquidos, inchaço, aumento de pressão e até formação de úlceras e sangramentos. Se deseja sobrecarregar o fígado e deixar o órgão doente, vá em frente.

A associação com omeprazol diminui a toxicidade gastrintestinal do cetoprofeno. Entretanto, hemorragias, úlceras ou perfurações gastrintestinais, que podem ser fatais, foram reportadas com todos os AINEs durante qualquer período do tratamento, com ou sem sintoma ou histórico prévio de eventos gastrintestinais graves.

O omeprazol é um medicamento que possui poucos efeitos colaterais, fazendo com que ele seja amplamente utilizado. Entre os principais efeitos pode-se destacar: dores de cabeça, dores abdominais, enjoos, vômitos, flatulências, tonturas, prisão de ventre, reações alérgicas da pele, tosse, dor lombar e pneumonia.