Pode tomar leite quando está com dor de estômago?

Perguntado por: ateles5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Leite é bom para dor no estômago? Apesar da crença popular, tomar leite não é recomendado. A bebida até pode dar uma sensação de alívio imediato, mas estimula a produção de ácido pelo estômago poucas horas depois, fazendo a dor voltar.

Dor de estômago e diarreia
Podem ser sintoma de gastroenterite, sendo que é recomendado beber muitos líquidos, como água, soro caseiro ou chá e tentar estimular o apetite com alimentos leves, como biscoito maisena, arroz branco ou fruta, por exemplo.

Beber leite gelado, por exemplo, pode reduzir a dor no estômago por alguns instantes, já que ele possui proteínas que neutralizam os ácidos. Outra opção é o suco de couve que, por seus efeitos contra a acidez, é muito usado para combater a úlcera de estômago.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

Ele aumenta a geração de espécies reativas do oxigênio e suprime a atividade de antioxidantes que desempenham um papel crucial na proteção do estômago. Estudos mostram que produtos lácteos – como o iogurte – e certos componentes bioativos do leite podem ajudar a proteger a mucosa intestinal.

A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença. Isso porque o estômago fica debilitado e a digestão, deficiente.

Chá de hortelã
Mas o que talvez você não saiba, é que ela é ótima como chá para dor de estômago. A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Medidas para aliviar os sintomas da dor de estômago

  1. Ingerir batata crua, que é um antiácido natural;
  2. Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago;
  3. Beber água para hidratar e aliviar a digestão;
  4. Ingerir pera ou maçã cozida.

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

Princípio Ativo

  • Com Brometo De Otilonio (1)
  • Com Brometo De Pinavério (2)
  • Com Cloridrato De Mebeverina (2)
  • Com Domperidona (4)
  • Com Esomeprazol Magnésico (2)
  • Com Esomeprazol Magnésico Tri-Hidratado (4)
  • Com Etoricoxibe (4)
  • Com Nux Vomica (1)

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.