Pode tomar ibuprofeno estando menstruada?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Ibuprofeno ou paracetamol geralmente são os medicamentos mais indicados para o alívio da cólica menstrual. Eles podem ser adquiridos em qualquer farmácia, no entanto o ideal é que seja prescrito pelo ginecologista, assim a posologia é adequada ao seu tipo de cólica.

Tomar ibuprofeno enquanto está menstruada é seguro e comumente recomendado para aliviar os sintomas menstruais, como cólicas, dores de cabeça e dores musculares4.

A recomendação geral é de iniciar o medicamento no mínimo três dias antes do início do ciclo menstrual que se quer interromper. A medicação começa a fazer efeito em cerca de 24h a 72h, mas pode variar de caso a caso.

Buscofem é o analgésico da mulher para alívio rápido e prolongado das dores de cabeça, no corpo e cólicas menstruais. Suas cápsulas Liqui-Gels agem 2x mais rápido que os comprimidos convencionais.

Uma pesquisa, ainda inconclusiva, propõe que o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios devem ser evitados no caso de dor ou febre.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares. Como o Ibuprofeno Prati-Donaduzzi funciona?

Os analgésicos anti-inflamatórios são uma maneira eficaz de obter alívio da dor menstrual (11). Os AINEs (anti-inflamatórios não esteróides), como o ibuprofeno, inibem a produção de prostaglandinas e a inflamação.

Primosiston é indicado no tratamento de hemorragia uterina disfuncional e antecipação e retardamento da menstruação. Converse com seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização.

Cicloprimogyna é um medicamento destinado à terapia de reposição hormonal (TRH), para alívio dos sintomas associados à menopausa. Também é utilizado para tratamento das alterações do ciclo menstrual.

Para que serve Ibuprofeno Prati-Donaduzzi
Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

Existem duas maneiras de diminuir o fluxo menstrual: por meio de medicamentos, ou pelo uso de contraceptivos hormonais. Segundo a dra. Rebeca, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar o fluxo. Eles são vendidos em qualquer farmácia, mas você nunca deve utilizá-los sem recomendação médica.

A diferença entre as apresentações é o tempo de efeito. A forma líquida age mais rapidamente, seguida da em cápsula. E, geral, o ibuprofeno demora de 15 a 30 minutos para agir e seu efeito tem de quatro e seis horas de duração, a depender da causa e da intensidade.

Um estudo publicado esta semana na revista European Heart Journal concluiu que o ibuprofeno aumenta em 31% o risco de parada cardíaca. A mesma pesquisa indicou que outros fármacos do mesmo tipo, anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) apresentam um risco ainda maior.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

Não utilize este produto contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a menos que seja prescrito pelo médico. Não ultrapasse a dose recomendada. Não tome este produto com outros medicamentos contendo ibuprofeno ou outros medicamentos para dor, exceto sob orientação médica.