Pode tirar o casulo do lugar?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Enquanto os casulos subterrâneos não precisam de cuidados, talvez seja necessário mover uma pupa estiver em um lugar inapropriado. Se você acha que a pupa ou casulo esteja localizado em um local muito apertado para permitir que a borboleta distenda e gire as asas, pode ser melhor movê-lo.

Pendure o casulo no próprio recipiente.
Só espere ela esfriar um pouco. Você pode perfurar a ponta do casulo com uma agulha e passar uma linha nela para pendurar. Só tome cuidado para não machucar a lagarta.

Em pouco tempo, ela pode se enterrar, ou formar um casulo: momento este em que passará por severas transformações até se tornar uma borboleta (ou mariposa); e, obviamente, não deverá ser tocada.

Quando a borboleta emerge da sua crisálida, suas asas são pequenas e molhadas, e a borboleta ainda não pode voar. A borboleta deve bombear fluidos de seu abdome através das veias de suas asas, o que faz com que as asas se expandam até seu tamanho total.

Dentro do casulo o tecido da pupa é todo rearranjado formando o inseto adulto, a mariposa. Após 13 dias, em média, a mariposa emerge do casulo, através de um orifício produzido na sua estrutura. Figura 8 – Estágio adulto (mariposa) do ciclo de vida de B. mori e casulo.

O casulo possibilitará o processo de liberação dos óvulos que serão fecundados pelos espermatozóides armazenados nos receptáculos seminais. Essa fecundação, por ocorrer nesses casulos de muco, é considerada uma fecundação EXTERNA.

No interior do casulo o corpo da lagarta transforma-se, formando a pupa ou crisálida, continua o processo de transformação até à formação do indivíduo adulto, a mariposa. Este estágio dura cerca de 10 dias (1).

Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói.

O estudante de biologia Matheus Eduardo Schwantes que trabalha com a divulgação científica de mariposas e borboletas explica também que uma vez que as escamas caem, não se reconstituem mais. “É por isso que não devemos tocar nas borboletas, porque elas são muito frágeis.

4 semanas

Borboletas possuem uma vida intensa, mas não muito longa. Segundo estudos, a expectativa de vida das borboletas varia muito. Em média, elas vivem entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo. Pode parecer pouco, mas é o suficiente!

Normalmente, as lagartas mais coloridas viram mariposas. Infelizmente, as cores não acompanham o processo evolutivo desse animal. Apesar da aparente semelhança entre mariposas e borboletas, esses insetos possuem suas particularidades. As borboletas voam somente de dia.

Um dia após o término da construção do casulo, a lagarta se transforma em pupa (Figura 2). No estágio de pupa, que dura em torno de 10 dias, o inseto é muito susceptível às mudanças de temperatura, umidade e choques mecânicos.

E qual a moral da história? A borboleta precisa desse processo de saída do casulo, para fortalecer seu corpo e suas asas, para que consiga voar. Logo, esse "sofrimento" dela é a forma que a natureza encontrou de prepará-la para o voo, para viver sua vida enquanto borboleta.

Limpe o recipiente e o mantenha úmido.
Assim que o casulo estiver formado, você deve limpar o recipiente da lagarta, removendo qualquer alimento velho ou lixo. Mesmo a pupa ainda estando viva, ela não precisa de qualquer comida ou água. Deixe qualquer galho no recipiente quando você estiver limpando.

Uma forma simples de ajudar a borboleta é simplesmente cortar as asas para que ambas fiquem iguais. As asas devem ser do mesmo tamanho e formato para a borboleta conseguir voar. Esse procedimento pode ser eficiente se o dano na asa da borboleta não for muito grave.

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago).