Como saber a idade real do meu gato?

Perguntado por: osalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Não há uma pesquisa científica definitiva a respeito deste assunto, porém, muitos especialistas seguem a equivalência:

  1. gato com um mês de vida = bebê humano de seis meses.
  2. gato com dois a três meses = criança de 2 a 5 anos.
  3. gato com quatro meses =criança de 6 a 8 anos.
  4. gato com seis meses = criança de 10 anos.

Descubra a idade do gato em relação a do humano
Some 15 anos para o primeiro ano de vida do peludo e 10 para o segundo ano de vida. A partir do terceiro aniversário em diante, acrescente quatro anos. Ou seja, o amigo de quatro patas com um ano, tem 15 em relação ao humano.

Em média, os gatos vivem de dez a 15 anos e é a partir dos sete anos que entram na terceira idade. Porém, isso não é uma regra e cada gato vai ter um desenvolvimento diferente do outro. Ou seja, o envelhecimento felino depende da raça e de alguns fatores genéticos.

Aos 3 meses estão mais ativos e passam mais tempo a brincar e a explorar o ambiente. Adoram praticar as suas habilidades de caça: agacham-se, perseguem e saltam sobre os nossos pés ou quando passamos por eles. Nesta idade são muito mais ágeis e são capazes de escalar e saltar como um adulto.

12 – 18 anos

20 anos

Quanto tempo vive um gato castrado? A expectativa de vida dos felinos é de 14 a 20 anos.

Pesquisas demonstram que a expectativa de vida varia muito de acordo com a raça. O Birman (também conhecido como Gato Sagrado da Birmânia), o Burmês, o Siamês e o Persa estão no topo da lista, enquanto o gato-de-bengala, o Abissínio e o Ragdoll são as raças menos longevas.

Isso porque, conforme os bichanos vão ficando mais velhos, eles perdem o brilho da pelugem. Tal fenômeno costuma acontecer por volta dos 6 anos. Desse modo, aos 13, o felino já apresenta fios brancos no focinho, perto do bigode de gato.

Há também a possibilidade de gatinhos muito idosos apresentarem comportamento agitado, que miam muito e comem bastante. “Isso também pode ser sinal de doença crônica decorrente da idade, como um hipertireoidismo, muito comum nos felinos em torno de 14-18 anos.

Gatos muito peludos, idosos ou gordos, por exemplo, muitas vezes, têm dificuldades de realizar a higiene sozinhos, portanto, devem tomar banhos a cada 1 ou 3 meses. Nos casos de tutores com problemas alérgicos, os banhos também são recomendados.

gato filhote de 2 meses: pode ficar sozinho por, no máximo, 1 hora; gato de 4 meses: pode ficar sozinho por cerca de 4 horas; a partir dos 6 meses: ficam bem por até 8 horas; gatos adultos: ficam sozinhos por, no máximo, 2 dias.