Como cuidar de um gato com 2 dias de vida?

Perguntado por: asantana3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Para que os gatos recém-nascidos abandonados ou rejeitados sobrevivam, é necessário:

  1. Um ambiente adequado.
  2. Boa quantidade e qualidade de nutrientes.
  3. Um horário regular de alimentação.
  4. Descanso.
  5. Cuidados.
  6. Exercício.
  7. Estímulo que provoca a defecação e a micção.

Como cuidar de gatos filhotes: 7 dicas para uma adaptação...

  1. Começando na hora certa. ...
  2. Tenha os acessórios certos. ...
  3. Cuide da alimentação. ...
  4. Espalhe alguns esconderijos pela casa. ...
  5. Lembre-se da vacina e vermifugação. ...
  6. Faça a castração. ...
  7. Ofereça brincadeiras e muitas atividades.

Cuidar de um gato recém-nascido requer, principalmente, de atenção com a alimentação, então é importante comprar mamadeiras, comedouros e bebedouros para o animal. Além disso, existem diversos modelos de camas para gatos. Escolha uma delas, lembrando de sempre manter o filhote de gato recém-nascido bem quentinho.

O primeiro cuidado que você deve ter ao resgatar um gato recém-nascido é mantê-lo aquecido, já que até cerca de 1 mês de vida, eles não controlam bem a temperatura. Até você comprar uma caminha para gato com cobertores, você pode usar uma caixa de papelão e preencher com toalhas e cobertas.

No entanto, no caso de um gato órfão, existem duas opções: encontrar uma mãe de leite substituta - isto é, uma gata que acabou de parir outros filhotes e pode ajudar a amamentar o gatinho abandonado - ou procurar um leite artificial para felinos, que contém uma fórmula muito semelhante ao leite materno.

O modo de preparo é simples: Despeje água morna (aproximadamente 39°C) e acrescente 1 medida de Max Milk Gatinhos para 2 medidas de água na mamadeira. Agite até diluir completamente. Agora é só oferecer para o filhote!

Qual leite dar para gato recém-nascido? O leite da mãe do gatinho é o mais ideal para o filhote, porém, em casos em que isso não é possível, você pode alimentar o gatinho filhote com leite de outra gata, ou utilizar um sucedâneo (leite comercial que substitui o leite da mãe felina).

Lembre-se: em hipótese nenhuma gato pode beber leite de vaca. Isso porque o ingrediente contém propriedades que podem ser prejudiciais para o organismo do felino. Isso inclui outros leites, vindos de animais herbívoros, como cabra ou ovelha.

Colocar um cobertor por cima dessa base ou até jornal picado, colocar uma lâmpada quente perto deles, e pode até esquentar água e colocar em uma luva de plástico ou saco mais grosso para esquenta-los em dias mais frios. E se não tiver nada disso no momento, pelo menos use o seu próprio corpo pra esquentar eles!

É preciso segurar o filhote de gato corretamente enquanto ele está se alimentado, sempre com a barriga para baixo e com a cabeça ligeiramente inclinada, nunca o coloque de barriga para cima. Você pode segurá-lo pensando em como ele mamaria se estivesse com a mãe.

Leite materno: o primeiro alimento
Mas não podemos nos esquecer que esses incríveis pets são mamíferos e possuem necessidades bem semelhantes às nossas. Assim, é fácil entender como alimentar gato filhote já que a primeira alimentação sempre deve ser o leite materno.

Apesar de os gatinhos beberem o leite materno, até ao desmame que ocorre pelas quatro semanas de idade, eles ainda assim necessitam de água. Após o desmame, a maioria dos gatinhos perde a capacidade de digerir o açúcar do leite de forma eficaz, pelo que a sua principal fonte de hidratação é a água.

Período neonatal (do nascimento até os 14 dias)
Nessa fase, os bebês podem reagir à dor, ao calor e ao frio. Com 10 dias em média os olhos se abrem e, no final desse período, os ouvidos também começam a se abrir. É nesse período que os recém nascidos também começam a perceber os barulhos do ambiente e os miados da mãe.

Pode dar mingau de maizena para filhote de gato ? Não recomendamos oferecer mingau de maizena para filhotes de gato, pois a dieta adequada para filhotes de gato requer nutrientes específicos que não estão presentes em alimentos para humanos.

Além do mais, a mamãe gata pode ficar uma fera se ver que tem alguém tentando pegar um dos seus filhotinhos! Resumidamente: não pode pegar gato recém-nascido no colo.

Primeiramente, deixe de lado a sua vontade de oferecer qualquer leite para o gatinho, seja o leite NAN, leite desnatado, leite zero lactose ou mesmo leite de outras espécies animais. O leite só será aceito quando for materno ou de fórmula específica para os gatinhos.