Pode rodar com o IPVA atrasado?

Perguntado por: vreal . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Por esse motivo, não há uma multa de trânsito específica para quem trafega com o IPVA vencido ou atrasado. Conforme o especialista, só haverá infração de trânsito se o proprietário não realizar o pagamento até a data limite do licenciamento. E, dessa forma, o proprietário não conseguirá expedir o CRLV 2023.

Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%, a partir dai ela não sobe mais. É importante lembrar que além dessa multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic. Os valores da multa variam de acordo com cada estado. Consulte o site Detran do seu estado para verificar os valores.

O não pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor pode trazer algumas dores de cabeça ao proprietário do automóvel, tais como pagamento de multa, pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o nome sujo (quando o nome do dono do veículo está incluído na lista do Serasa).

Cada jurisdição pode ter suas próprias regras e regulamentos em relação ao IPVA e às consequências por atraso no pagamento. Geralmente, se você for pego dirigindo com o IPVA atrasado, pode receber uma multa e/ou ter seu veículo apreendido até que a situação seja regularizada.

31 de fevereiro de 2023

A cota única de pagamento do IPVA, débito pago sem parcelamento, deve ter sido paga pelo titular até o dia 31 de fevereiro de 2023.

Posso pagar o IPVA junto com o Licenciamento? Sim, você pode! Mas aconselhamos que você pague todos os seus débitos veiculares na data prevista. Ou seja, que você respeite tanto a tabela de vencimentos do IPVA quanto o calendário de pagamento do Licenciamento.

Licenciamento do carro atrasado não é mais motivo para guinchá-lo, segundo a nova Lei 14.229/21 sancionada em outubro pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

A maioria dos casos em que o veículo é apreendido se deve à falta de pagamento de impostos como o IPVA e licenciamento. Neste caso sim o motorista pode quitar o débito na hora desde que tenha condições técnicas para pagar o imposto devido diretamente com reconhecimento pelo sistema do Detran e o banco.

A remoção do veículo pode ocorrer em casos de estacionamento irregular e também quando a irregularidade não for sanada no local da infração.

Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de porte obrigatório.

O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa correspondente.