Quanto tempo tem para pagar o IPVA depois de vencido?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

A cada dia que você fica sem pagar o IPVA, é aplicada uma multa de 0,3%, no caso do estado de São Paulo. Essa porcentagem vai aumentado todos os dias. Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%, a partir dai ela não sobe mais.

O atraso nas parcelas ou no pagamento integral gera multa de 0,33% ao dia, chegando a ficar até 20% mais caro que o preço inicial. Quem deixa de pagar o IPVA pode ter o nome inserido na dívida ativa após 30 dias, e o valor da multa passa a ser 40% acima do imposto.

Por isso, as regras podem mudar em cada uma das unidades federativas brasileiras. No geral, a primeira consequência de não pagar o imposto na data estipulada é uma pequena multa, adicionada a cada dia de atraso, até o limite de 20%, e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.

Em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a multa por IPVA atrasado é de 0,33% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias. E o IPVA atrasado também sofre juros mensais baseados na taxa Selic.

Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até amanhã - quinta-feira (11) - para efetuar o pagamento da quinta e última parcela do IPVA 2023. Os contribuintes que escolheram o parcelamento deverão recolher o valor até a data para evitar juros e multas. O calendário segue até o dia 24/5 (veja na tabela abaixo).

A multa por licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima. A circulação com o CRLV vencido é estritamente proibida, por isso, o motorista é multado no valor de R$ 293,47 e recebe 7 pontos na CNH, que corre o risco de ser suspensa.

Por esse motivo, não há uma multa de trânsito específica para quem trafega com o IPVA vencido ou atrasado. Conforme o especialista, só haverá infração de trânsito se o proprietário não realizar o pagamento até a data limite do licenciamento. E, dessa forma, o proprietário não conseguirá expedir o CRLV 2023.

Posso pagar o IPVA junto com o Licenciamento? Sim, você pode! Mas aconselhamos que você pague todos os seus débitos veiculares na data prevista. Ou seja, que você respeite tanto a tabela de vencimentos do IPVA quanto o calendário de pagamento do Licenciamento.

Esqueceu de pagar a parcela? Resposta: Não é possível pagar a segunda parcela com atraso. Conforme consta no artigo 21 da lei do IPVA n.º 13.296/2008, ocorrendo atraso na 2ª parcela, o pagamento só poderá ser efetuado de uma única vez.

O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa correspondente.

Quanto tempo tenho para andar com o licenciamento vencido? É muito importante esclarecer que não há tolerância para licenciamento atrasado. Você deve quitar a taxa de acordo com o calendário do seu Estado. Ou seja, o limite para andar com o licenciamento vencido é o mês de vencimento do seu licenciamento.

Formas de pagamento do IPVA 2023
Todos os IPVAs e outros débitos veiculares, inclusive os atrasados, podem ser pagos nos sites da Sefaz e do Detran de cada Estado. Basta inserir os dados solicitados e emitir a guia de pagamento.

Parcelamento do IPVA
No site, o usuário deverá clicar em “Consultar débitos”. O sistema retornará com as dívidas referentes ao veículo que poderão ser parceladas. Ao escolher a opção “Parcelamento”, o sistema enviará o contribuinte para outra página onde ele poderá escolher as condições de pagamento.

Portanto, apreendido o automóvel simplesmente por atraso no pagamento do IPVA, poderá o proprietário tomar medidas administrativas e/ou judiciais, conforme o caso concreto.