Qual é a função do gestor escolar?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 19 de julho de 2023
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O gestor escolar deve gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.

Em uma direção escolar onde se faz presente a gestão democrática, o gestor busca definir meios que possam desenvolver e capacitar seus profissionais, para assim não se perderem diante das mudanças e terem meios aos quais estejam aptos a solucioná-los adequadamente, tendo em vista sua visão de aprendizado.

  • Gestão escolar pedagógica. ...
  • Gestão escolar administrativa. ...
  • Gestão escolar financeira. ...
  • Gestão de recursos humanos. ...
  • Gestão da comunicação. ...
  • Gestão do cotidiano escolar. ...
  • Gestão da tecnologia educacional.

Aliar conhecimento em pedagogia, recursos humanos e tarefas administrativas, além de manter um papel de liderança e a visão estratégica tanto sobre os objetivos da instituição como negócio quanto no nível educacional são alguns dos maiores desafios do gestor escolar em sua jornada.

Assegurar o cumprimento do calendário pedagógico. Coordenar, valorizar e motivar o corpo docente e demais colaboradores. Criar meios para uma capacitação contínua e sempre atualizada de toda a equipe. Acompanhar o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, fazendo mudanças, quando necessário.

Confira agora os principais tipos de gestão escolar:

  • Gestão escolar democrática ou participativa. ...
  • Gestão burocrática e administração centralizada. ...
  • Gestão burocrática e administração descentralizada. ...
  • Coordenadores de turno. ...
  • Gestão escolar online.

Boas práticas do gestor escolar de sucesso

  • Foco no Planejamento. O primeiro passo de um gestor escolar deve ser a elaboração de um planejamento estratégico. ...
  • Equipe de gestão. ...
  • Bom relacionamento. ...
  • Cuidado com o patrimônio. ...
  • Novas tecnologias e inovação.

Você sabe qual é o perfil do gestor escolar?

  1. É estratégico. Pensar de forma estratégica é uma competência essencial para as lideranças de modo geral. ...
  2. É flexível. Ser flexível é outra habilidade que os bons gestores possuem. ...
  3. Entende a importância da capacitação.

Entendemos que o gestor tem papel fundamental para que a escola cumpra sua função social, ou seja, de assegurar que os alunos se apropriem dos conhecimentos científicos e culturais. Nesses termos sua atuação terá que se dar no sentido de planejar e organizar e dar direção do trabalho escolar.

Diretores resolvem, decidem e comandam em um nível macro, buscando pessoas que consigam criar estratégias e implementar suas visões. Gestores acatam a visão e a implementam, gerenciando recursos, coordenando atividades, controlando custos e prazos e liderando equipes para implementarem a visão maior.

A média salarial de Gestor Escolar é de R$ 11.320 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Gestor Escolar em Brasil é de R$ 6.820, variando entre R$ 4.800 e R$ 48.954.

De maneira geral, a diferença entre gestão educacional e gestão escolar é bem simples. Enquanto uma está diretamente ligada às normas, leis e regulamentos da educação, a outra preocupa-se com as metodologias administrativas adotadas nas instituições de ensino.

Muitas pessoas confundem os termos gestão educacional e gestão escolar. Apesar de serem parecidos, há diferenças entre eles. Em suma, a gestão educacional são normas de caráter governamental que regulam as atividades de instituições de ensino, já a gestão escolar é uma metodologia administrativa, de forma geral.

Libâneo (2007
Nessa concepção, a gestão escolar também é engendrada como um sistema que agrega pessoas, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007.

Como fazer um plano de ação escolar?

  1. Avalie o cenário atual. ...
  2. Defina metas. ...
  3. Faça o planejamento de ações. ...
  4. Comunique as ações e coloque em prática. ...
  5. Avalie a performance.