Quais as decisões por níveis hierárquicos?

Perguntado por: upires . Última atualização: 19 de julho de 2023
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É possível visualizar 3 níveis: estratégico, tático (ou analítico), e o operacional.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Existem diferentes tipos de decisões que podem ser tomadas em um negócio. Elas podem ser: programadas, não programadas, estratégicas, táticas e operacionais.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

No nível organizacional estratégico são tomadas decisões que podem mudar os rumos da organização, estabelece-se sua missão e visão, bem como os valores, que serão direcionadores do comportamento.

Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho. Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional.

Nível hierárquico é uma escala que faz a classificação de posicionamentos que vão do nível mais inferior ao superior. Pode representar hierarquias, graus ou posições e é utilizado para inúmeras finalidades.

Enumerar alternativas possíveis para a solução do problema; Selecionar a mais benéfica das alternativas; Implementar a alternativa escolhida; Reunir feedback para descobrir se a alternativa implementada está solucionando o problema identificado.

As 5 etapas do processo de tomada de decisão

  • etapa – Identificação do problema.
  • etapa – Coleta de dados.
  • etapa – Identificação das alternativas.
  • etapa – Escolha da melhor opção.
  • etapaDecisão e acompanhamento.

Dentre eles, destaco o surgimento de uma nova visão direcionada ao processo de tomada de decisão em relação aos quatro princípios de governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

As decisões podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com o grau de familiaridade da organização com as situações: programadas e não programadas.

Nível Operacional
Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc. Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático.

Confira quais são as características de cada um.

  • 1- Intuitivo. A forma intuitiva é uma das maneiras mais simples e mais comuns de tomar uma decisão. ...
  • 2- Racional. A tomada de decisão racional é o tipo de decisão que a maioria das pessoas quer aplicar. ...
  • 3- Baseada em valores. ...
  • 4- Colaborativa. ...
  • 5- Baseada nos especialistas.

A tomada de decisão nas organizações consiste em fazer uma escolha importante para trazer mais resultados e melhorar a performance da empresa. Essas ações podem desdobrar em consequências para o futuro, tanto do negócio quanto dos colaboradores e clientes.