Pode plantar alface com a raiz?

Perguntado por: umaciel . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Existem basicamente três maneiras de cultivar alface: por meio de sementes, com o talo ou com a raiz.

Como plantar alface com a raiz
Esse é um método muito legal, mas que tem pouca durabilidade. O ideal é usar essa raiz para replantar em vasos ou diretamente na terra. Mas lembre-se: nada de desperdício.

O que você precisa para plantar alface em casa
Deixe-o em um pote com dois centímetros de água até que apareçam algumas raízes na parte de baixo dele e algumas folhas novas na parte de cima. Esse é o momento de transplantar o alimento para um recipiente com terra.

Para começar, pegue um talo da alface e o coloque em um pote com 2 cm de água até surgirem raízes em sua parte inferior, bem como folhas novas na parte superior. Nesse estágio, já é possível levar o alimento para um recipiente com terra.

6 dias

A germinação leva de 4 a 6 dias. O alface prefere solos argilo-arenosos, ricos em matéria orgânica. Quando estiverem com 2 a 3 folhas e com 8 a 10cm, devem ser replantados em canteiros bem adubados, de modo que a planta fique com o colo acima do nível do solo e com espaçamento de 30cm entre as plantas.

O talo do alface é rico em uma substância denominada de lactucina. Essa substância atua no organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater as insônias. Basta colocar água a ferver, e deixar os talos das alfaces entre cinco a dez minutos em infusão na água, coar e beber.

Entretanto, de uma forma geral, recomenda-se fazer o plantio da alface nos primeiros meses do ano, entre janeiro e março, quando o clima está ainda quente, porém já ficando mais ameno, uma vez que as plantas podem não suportar um calor muito intenso, mas necessitam de bastante sol.

8 horas

Com exceção dos primeiros dias de vida, a alface gosta muito de Sol e calor. É recomendado que ela aproveite ao menos 8 horas de sol diárias para se desenvolver plenamente.

O ideal é que as plantas recebam irrigação, já que elas possuem um sistema radicular raso. Também por esse motivo, é preciso que o solo seja molhado por pouco tempo, mas com maior frequência. No verão, a irrigação se faz ainda mais importante, sendo prudente molhá-las todos os dias e garantir um local sombreado.

Mantenha as mudas sempre úmidas, pois elas se desidratam muito rápido. Irrigue diariamente. O pé de alface não tolera encharcamento, portanto cuidado para não molhar demais. Para ajudar na retenção de água no solo, cubra todo o canteiro com cobertura morta, palhada, folhas secas, aparas de grama etc.

Você pode utilizar bandejas de 200 a 288 células para produzir as mudas, usando sementes de alface tratadas, para diminuir o risco incidência de pragas ou doenças, que podem acometer as pequeninas mudas.

Para cultivar o alho-poró, corte o talo da planta com 5 cm de distância da raiz e coloque a parte destacada em um pote com pouca água, deixando submersa apenas a parte inferior da raiz. O procedimento também pode ser feito na terra, com o mesmo efeito: a planta começará a crescer.

A alface responde à adubação orgânica, especialmente em solos de baixa fertilidade e/ou compactados. É fundamental que o adubo esteja bem curtido. Recomenda-se de preferência o esterco de galinha, além de ser mais rico em nutrientes, principalmente cálcio e não contamina o solo com sementes de plantas invasoras.

Alface

1) Alface – 30 dias
A boa notícia é que ela é uma hortaliça que cresce rápido e que pode ser cultivada em casa, até mesmo num vaso. O plantio dessa folha tão popular é simples. Escolha um vaso que pode ser de plástico, preencha-com terra adubada e coloque algumas sementes na terra, de forma espaçada.