O que plantar junto com as rosas?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Entre as muitas opções, incluem-se o Rosmaninho, a Salva (procure tipos com folhas coloridas), o Cebolinho, a Borragem, o Alecrim, o Funcho e o Tomilho. Herbáceas ornamentais - Com folhagem estreita e pendente, as herbáceas ornamentais fazem um belo contraste com as roseiras.

Saiba quais plantas não podem ser cultivadas juntas

  • Mentas. Se plantadas no mesmo local, junto com outras plantas, as mentas acabam morrendo ou matando a espécie vizinha. ...
  • Pimenta. Como consome muitos nutrientes do solo, ela acaba prejudicando as demais plantas. ...
  • Salsinha. ...
  • Cebolinha e nirá ...
  • Morango. ...
  • Pepino e girassol.

As rosas precisam receber luz solar direta diariamente, pelo menos 5 horas, e preferencialmente durante o período da manhã. O local precisa ser ventilado, mas é necessário cuidar com o excesso de vento. Esse pode prejudicar o desenvolvimento da planta, já que ela é frágil e sensível a agentes externos.

Quais temperos e hortaliças podem ser cultivados juntos?

  • Manjericão e tomate. Muito utilizados em molhos, saladas e como acompanhamentos para carnes, estes dois praticamente foram feitos para serem cultivados juntos. ...
  • Louro e alecrim-rasteiro. ...
  • Alface e cenoura. ...
  • Espinafre, brócolis e repolho. ...
  • Tomilho, sálvia e alecrim.

Para evitar que sua roseira pegue fungos, muito comuns nesses meses chuvosos, proteja a cicatriz da poda com própolis ou canela em pó. Aliás, vale ter à mão uma pasta feita de vaselina e canela em pó (mas tem de ser da vaselina em pasta, encontrada em farmácias).

PLANTAS INIMIGAS (ANTAGÔNICAS)
Ao contrário das plantas companheiras, existem várias espécies e famílias de plantas que não se toleram. Elas apresentam problemas quando cultivadas próximas ou em sucessão.

Há quem pense que dá para cultivar várias espécies de plantas juntas no mesmo vaso, mas isso não é verdade! Algumas plantas são antagônicas, ou seja, elas competem por espaço, luz, nutrientes e água. Neste caso, uma acaba se sobressaindo, fazendo com que a outra morra.

Março

A época de plantio das rosas vai de meados de Março até meados/fim de Abril consoante o clima. Escolha um local para a planta com ar e luz suficientes, de preferência que tenha ao longo do dia várias horas de exposição solar.

Nos canteiros, o espaçamento deve ser de 0,30 m entre plantas para as mini-roseiras, 0,60 m para roseiras híbridas, e para as trepadeiras e silvestres, o espaçamento deve ser de 1 m entre as plantas.

mês de setembro

O mês de setembro chegou, o inverno começa a se despedir e a dar lugar à primavera. Na estação mais colorida do ano, as flores são a principal atração, especialmente as rosas, a mais popular de todas. Cultivadas desde a Antiguidade, elas possuem diversos tamanhos e cores, podendo agradar a todos os gostos.

Alecrim, sálvia e tomilho: por requererem os mesmos cuidados, os três vão muito bem juntos e podem ser plantados tanto em canteiros quanto em vasos.

Entre as espécies vegetais, as mais indicadas são as leguminosas (feijão-de-porco, o guandu, a cotralaria, o caupi, o kudzu tropical, a mucuna preta e o amendoim forrageiro), que conseguem capturar o nitrogênio do ar e incoporá-lo ao solo.

Cuidados com a Rosa Sempre-florida
Adapta-se a vários tipos de clima, mas prefere o clima temperado. Para florescer bem e praticamente o ano todo, a roseira precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos 6-7 horas diárias de luz direta.

Casca de banana para florir
Para que a floração dê certo a roseira precisa de uma boa dose de fósforo. A casca de banana pode ser muito útil nesta hora, uma vez que o resíduo é rico em fósforo.