Como cuidar de rosas no vaso?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

As rosas gostam de bastante umidade, então, é recomendável realizar a rega diariamente. Mas tenha atenção, pois a água acumulada pode causar efeito reverso, apodrecendo as raízes. Um dica é fazer a rega no turno da manhã e perante sol pleno, garantindo, assim, que a água seja bem absorvida pelas plantas.

Como cuidar de uma roseira
Evite encharcamentos ou água acumulada. Iluminação: as roseiras devem ser cultivadas em sol pleno. Para as rosas em vasos, coloque-as em áreas que recebam bastante luz solar durante o dia. Adubação: um solo bem adubado é primordial para que a roseira fique sempre bonita e saudável.

Misturar meio limão, duas colheres de chá de açúcar e duas de vinagre branco em um litro de água é uma receita simples e caseira que pode ser colocada junto com a água do vaso, pois prolonga a vida das rosas, segundo a Flores Online. Faça isso sempre que trocar a água.

Com isso, para que as flores não desidratem mais rápido, não coloque-as expostas diretamente à luz do sol. Sim, além da água fresca, as flores gostam de sombra! Portanto, mantenha-as em local fresco e ventilado e, além disso, troque a água todos os dias. Assim, você terá a companhia das suas rosas por muito mais tempo!

Casca de banana para florir
Para que a floração dê certo a roseira precisa de uma boa dose de fósforo. A casca de banana pode ser muito útil nesta hora, uma vez que o resíduo é rico em fósforo.

As rosas precisam receber luz solar direta diariamente, pelo menos 5 horas, e preferencialmente durante o período da manhã. O local precisa ser ventilado, mas é necessário cuidar com o excesso de vento. Esse pode prejudicar o desenvolvimento da planta, já que ela é frágil e sensível a agentes externos.

Sobre a quantidade de água, regar próximo ao caule é a maneira mais adequada para o plantio de rosas. Enquanto a planta estiver mais jovem, o ideal é regá-la diariamente, até que as folhas apareçam. Após a maturidade, o recomendado é regar semanalmente no inverno e duas vezes por semana durante o verão.

sete dias

Se bem cuidado, um buquê de rosas pode durar sete dias ou mais. A quantidade de tempo que as rosas vivem após serem cortadas é chamada de vida de vaso. Aumentar a vida útil do vaso requer garantir que suas flores fiquem bem hidratadas.

Em uma vasilha ou pilão, amasse dois comprimidos de ácido acetilsalicílico até que eles fiquem triturados. Esquente 1 litro de água, mas sem deixar ferver. Dissolva os comprimidos triturados na água morna. Deixe tudo esfriar e, depois, regue o vaso com a mistura até que o solo fique úmido, porém não encharcado.

Mas, se quisermos colocar uma flor num vaso com água, um pouquinho de açúcar ajuda a preservá-la. O carbono, presente no açúcar, é muito importante para o crescimento das plantas.

Flores frescas: borrife água nas pétalas das flores, no começo ou no final do dia, e troque o líquido do vaso a cada dois dias. Mas jamais exponha as flores úmidas ao sol. Receita mágica: coloque 1 pitada de açúcar, ½ colher (café) de água sanitária e 1 aspirina infantil para cada litro de água.

Armazene suas pétalas por três a sete dias.
Às vezes é possível manter pétalas de rosa frescas por até sete dias na geladeira, mas tente utilizá-las antes. O ideal é utilizar as pétalas o mais rápido possível após terem sido retirá-las da flor. Tente utilizá-las em até três dias após removê-las da rosa.

Para tornar-se uma rosa que dura anos, a planta precisa passar por um processo chamado de preservação de plantas – a seiva natural é substituída por um produto conservante, que vai preservar o frescor, a textura, a beleza e a durabilidade da flor.

As roseiras precisam ser podadas regularmente, para eliminar galhos mal formados, brotos doentes e flores velhas (confira as dicas de poda aqui e um vídeo com o passo a passo da poda correta aqui).

Mantenha as flores de corte frescas por mais tempo.
O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Por galhos – Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.