Como cuidar de uma rosa na água?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Corte diagonalmente o caule das flores cerca de 2 cm para acelerar a absorção de água pelas flores e prolongar a durabilidade. Troque a água do vaso diariamente e, caso caiam folhas na água, retire-as para não causar mau cheiro do buquê de flores. *Durabilidade: em média 3 dias.

Sempre lave o vaso
“A parte da haste que fica na água cria um 'lodinho' que faz a planta murchar mais rápido. Por isso, sempre que trocar a água, lave o vaso”, diz Joab. “Uma dica para não dar cheiro nem lodo é diluir uma colher de chá de água sanitária em um litro de água e acrescentar aos poucos no vaso.”

Basta misturar 1 litro de água, suco de meio limão, 2 colheres de chá de açúcar cristal e 2 colheres de vinagre branco. Coloque suas flores nesta mistura que logo os resultados começarão a aparecer. Com essas dicas, não é difícil manter as flores cheias de vida, certo?

Após cerca de três dias, é hora de trocar a água, cortar novamente os caules.

A quantidade recomendada é de aproximadamente 2 colheres de sopa de açúcar para cada litro de água. As rosas absorvem a solução açucarada pelo caule e convertem-na em glicose, capaz de manter as células e os tecidos da planta exuberantes e preservados.

Não deixe as folhas das hastes em contato com a água. Elas também favorecem a proliferação das bactérias. Tire as folhas.

Se for possível, deixe o vaso com água em um local de temperatura amena, entre 10 e 20 graus. Pode parecer estranho, mas também é interessante deixar as rosas longe de frutas. Isso porque algumas delas emitem gás etileno, uma substância que pode contribuir para o envelhecimento da flor.

Mas, se quisermos colocar uma flor num vaso com água, um pouquinho de açúcar ajuda a preservá-la. O carbono, presente no açúcar, é muito importante para o crescimento das plantas.

Mergulhar completamente a rosa cortada num banho de água com um comprimido de aspirina dissolvido na mesma ajuda a restaurar o seu vigor. O equilíbrio do pH da água é essencial para conservar rosas frescas.

Flores frescas: borrife água nas pétalas das flores, no começo ou no final do dia, e troque o líquido do vaso a cada dois dias. Mas jamais exponha as flores úmidas ao sol. Receita mágica: coloque 1 pitada de açúcar, ½ colher (café) de água sanitária e 1 aspirina infantil para cada litro de água.

Regar todo dia
"As regas variam de 1 a 2 vezes por semana, pois essa planta é capaz de armazenar água em seu caule e em suas raízes", conta a profissional.

As rosas precisam receber luz solar direta diariamente, pelo menos 5 horas, e preferencialmente durante o período da manhã. O local precisa ser ventilado, mas é necessário cuidar com o excesso de vento. Esse pode prejudicar o desenvolvimento da planta, já que ela é frágil e sensível a agentes externos.

Para tornar-se uma rosa que dura anos, a planta precisa passar por um processo chamado de preservação de plantas – a seiva natural é substituída por um produto conservante, que vai preservar o frescor, a textura, a beleza e a durabilidade da flor.

As ROSAS ETERNAS encantam pela beleza, durabilidade e por parecer um presente único. O produto ainda é pouco conhecido. A flor natural dura até 10 anos e tem diversas apresentações.

Se você notou que suas rosas estão murchando com manchas marrons e botões que não abrem corretamente, pode ser um problema chamado "murcha dos botões". Isso é especialmente comum em variedades duplas e também pode afetar peônias.