Pode passar álcool na cabeça para matar piolho?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para mais, tal como vinagre, o álcool canforado e o chá de arruda, também os óleos essenciais funcionam como forma de libertar os piolhos e as lêndeas do couro cabeludo. Os insetos terão sempre de ser removidos com um pente e mortos de seguida.

Ele também prejudica a cutícula do cabelo, o uso excessivo de produtos capilares contendo álcool pode danificar essa camada, tornando o cabelo mais suscetível a danos causados por fatores externos, como calor, poluição e produtos químicos. Além dos fios danificados, pode ocorrer irritação do couro cabeludo.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).

Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

O vinagre ajuda a desprender as lêndeas do cabelo e evita uma nova infestação. Ele pode ser uma boa alternativa como uso preventivo. Essência de lavanda: com o cabelo limpo e seco, aplique algumas gotas da essência e massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Passe o pente fino e retire o piolho.

Apesar do vinagre de álcool ter um pH aproximado dos cabelos, o mais recomendado a se usar nos fios é o vinagre e maçã, visto que ele tem o aroma mais suave e deixa o cabelo com menos frizz, mais hidratado e, com uma rotina de uso, é possível ver os fios mais alinhados e menos porosos.

Não é recomendado dormir com o vinagre de maçã no cabelo, uma vez que sua ação prolongada nos fios pode causar ressecamento e levar à quebra dos fios. Outro ponto negativo é que o vinagre pode entrar em contato com o couro cabeludo e acabar obstruindo os poros, trazendo malefícios para a saúde de seu cabelo.

Como usar álcool para matar os piolhos? Para matar os piolhos com álcool, basta aplicar o álcool diretamente na cabeça e massageando suavemente para cobrir todos os pêlos da cabeça. Deixe o álcool agir por 30 minutos antes de enxaguar. Você também pode usar um pedaço de gaze umedecido com álcool para limpar a cabeça.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.

Cabelo sujo é o responsável pela proliferação do piolho. Mito – A falta de higiene não está relacionada com a proliferação do inseto. Na verdade, ele prefere cabelos limpos.

Para acabar com os piolhos, a recomendação da Fiocruz inclui aqueles xampus e loções específicas contra o inseto, mas também o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas.

O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

O cheiro desagradável aos parasitas, então, impedirá que eles apareçam novamente. Azeite: como alternativa ao vinagre, pode passar o pente com azeite cuja consistência pegajosa ajudará a capturar as lêndeas e os piolhos facilitando a sua eliminação.