O que é ter um sonho?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

De forma simples, os sonhos são experiências que vivemos enquanto dormimos. Via de regra, um sonho é um conjunto de imagens e outros elementos que o cérebro vivencia durante o sono. Mas, para a neurociência e a psicanálise, esse conceito pode ficar mais complexo.

Os sonhos são manifestações de desejos intensos que uma pessoa tem em diferentes áreas da vida — família, amigos, carreira, bens materiais, viagens, e por aí vai. Quando uma pessoa tem um sonho, ela reforça a sua motivação e a sua coragem de viver, pois encontra um propósito forte pelo qual vale a pena lutar.

Um sonho é um projeto que nos anima, como estudar algo novo, comprar um carro ou ter um filho. Pode ser mais ou menos ambicioso, mas nos impulsiona a nos esforçar para conseguir realizá-lo.

O sonho integra um complexo fisiológico e se acredita que é importante para a consolidação da memória e a execução de muitas atividades mentais. Em todas as espécies animais, quanto mais jovem o indivíduo, maior tende a ser a quantidade de sono REM e de sonhos.

Bom, é fácil responder que sim, afinal, sonhos são nossos desejos de realização pessoal, como querer fazer uma viagem internacional, ser rico, etc. Agora, o que nos levam a esses sonhos são o que chamamos de metas. Metas nada mais são que os degraus dessa grande escadaria que levará ao objetivo.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor.

40 minutos

Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Todos nós sonhamos, em qualquer idade e todas as noites, e a maioria dos sonhos acontece durante o sono REM*, sono profundo caracterizado pelo movimento rápido dos olhos. Eles também podem ocorrer durante o sono de ondas lentas (NREM), mas de forma menos frequente.

Tipos de sonhos e classificações: entenda sobre cada uma
Assim, no geral, eles podem ser divididos em sonhos: lúcidos, premonitórios e telepáticos.

Uma série de estudos demonstrou de forma convincente que o funcionamento cerebral durante os sonhos lúcidos se dá de maneira diferente se comparado ao que acontece aos sonhos comuns, bem como em estado vigil. Tais estudos mostram que os sonhos lúcidos apresentam características tanto de um, como de outro.

Quando um sonho é um aviso, o mesmo não ira sair da sua cabeça, mesmo depois de horas. Os sonhos de aviso, são carregados de muitos pensamentos de que algo está para acontecer, e sentimos um medo muito forte que não passa e causam muita angústia.

Sonhos pessoais (PE)
São aqueles sonhos voltados para você, para o que você quer ser e para o mundo.