Pode moer qualquer carne?

Perguntado por: udorneles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os cortes com gordura bons para serem moídos são a fraldinha e a costela. Possuem o tanto de gordura ideal e um sabor delicioso. Lembre-se, mesmo podendo utilizá-las um pouco em alguns casos, não peça uma carne completamente gordurosa.

Entre as regras atualizadas, a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem nas indústrias e nos frigoríficos, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. A matéria-prima para fabricação também deve ser submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento.

Almôndega e polpetone. Acém é o corte de carne ideal para os dois pratos. Localizado na parte dianteira do boi, contém teor de gordura suficiente para garantir a umidade e suculência sem excessos.

Em relação aos cortes de carne relacionados ao músculo bovino, existem três opções: Músculo de primeira: Peça proveniente do quarto traseiro, sem gordura ou nervos. Também conhecido como músculo mole, normalmente é usado para carne moída, picadinho, papinha, carne assada, carnes de panela ou para preparar goulash.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.

Pode ser comprada já moída, mas o melhor é escolher um pedaço de alcatra e pedir para moer na hora. Ou leve e moa em casa.

O regulamento proíbe a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos. Além disso, a norma ainda fala sobre o local que deve ser adequado para moagem, com temperatura ambiente não superior a 10°C.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É proibida a comercialização direta ao consumidor de carne previamente moída, devendo os estabelecimentos comerciais realizar a moagem de qualquer tipo de carne no ato da venda e na presença do consumidor, vedada a cobrança de acréscimo ou taxa.

Em entrevista ao portal UOL, o professor da Le Cordon Bleu São Paulo, explicou que as carnes se diferem pela quantidade de gordura que possuem e que as mais gordurosas são mais suculentas, enquanto as mais magras são mais "soltinhas".

Explico: mais barato ainda é o acém ou o peixinho, que custam R$ 14,00 o quilo e que também podem “render” ótimos bifes, só que de panela. Isso porque estas carnes são mais duras que o contra filé ou o patinho (que custa R$ 25,00 o quilo) mas, cozidas na pressão, ficam super macias.