É normal carne moída feder?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Uma peça fresca sempre terá um cheiro forte, mas é possível perceber o odor de podridão quando a carne está começando a deteriorar os gases das bactérias são responsáveis por esse cheiro. Caso o odor esteja muito forte, é melhor descartar o alimento.

Cheiro – Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo.

Carne tem um odor próprio. Se for mais acidificado que o normal, isso pode indicar a presença de bactérias. O odor da carne, portanto, deve ser aquele cheiro característico de carne, mas de forma sutil. Se for muito intenso, também não é recomendado o consumo.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

Cada tipo de carne apresenta uma textura diferenciada e de fácil identificação. Pensando nisso, fique atento quando o produto apresentar uma textura escorregadia, pegajosa e viscosa, pois são indícios de que ele está inapropriado para o consumo.

Cheire a carne.
Uma peça fresca sempre terá um cheiro forte, mas é possível perceber o odor de podridão quando a carne está começando a deteriorar os gases das bactérias são responsáveis por esse cheiro. Caso o odor esteja muito forte, é melhor descartar o alimento.

A carne picada ou moída tem sua vida-de-prateleira reduzida, devido à difusão por toda massa, da população microbiana da superfície.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado. Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado.

Esta é provavelmente a maneira mais imediata de descobrir se a carne não está em boa forma. Para qualquer tipo de carne, se tiver cheiro rançoso ou desagradável, não é bom comer.

As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 8 meses de validade. Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.

A dica é sempre deixar no refrigerador e só colocar na geladeira quando quiser descongelar para fazer alguma receita. “Além disso, o processo de moer a carne não influencia de maneira significativa na composição nutricional da mesma.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

A dica é abrir a embalagem da carne alguns minutos antes de prepara-la, o odor irá sair e a cor retornar ao tom vermelho que agrada a todos.