Pode lavar carne antes de cozinhar?

Perguntado por: ofernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

Ao lavar você potencializa a disseminação de bactérias presentes na carne. O frango, por exemplo, automaticamente espirra para todo lado quando é lavado, e o perigo está aí. Esse contexto é chamado de contaminação cruzada, pois as bactérias contaminam as superfícies.

As razões para lavar a carne com vinagre são várias: Atua como amaciante da carne, resultando em um produto final mais macio. O vinagre é eficiente na remoção de impurezas diversas em pouco tempo. Esse método é efetivo contra a proliferação de bactérias na superfície da carne.

Para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até 10 minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

Seja limão, seja vinagre, a carne pode —e deve— receber outros ingredientes para ficar ainda mais saborosa. Segundo Garcez, o ideal é temperar as carnes também com ervas e especiarias, emulsionados com um pouco de azeite de oliva, e deixar marinando por um tempo antes do preparo.

Ao lavar a carne, respingos de água podem espalhar bactérias pela cozinha, contaminando bancadas, utensílios e outros alimentos. Portanto, essa prática não é eficaz para eliminar bactérias e pode acabar espalhando contaminantes indesejáveis pelo ambiente.

A carne é um alimento rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, acontece que ao ser lavada, acaba perdendo uma boa parte de seus nutrientes. Ela perde também a sua suculência. Por ser tão rica em nutrientes, a carne crua é o ambiente ideal no desenvolvimento de microorganismos.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Sim, o vinagre amacia carne por causa do ácido acético, substância com alta capacidade para "romper" a ligação das fibras. Essa reação química, por sua vez, é conhecida pelo processo de desnaturação das fibras da carne.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.

O limão espanta o odor, e o sal ajuda a tirar as impurezas. Depois de esfregar, enxágue bem com água quente. Outra opção é fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com água e passar na tábua. O bicarbonato é muito eficiente pra neutralizar o cheiro.

Carne tem um odor próprio. Se for mais acidificado que o normal, isso pode indicar a presença de bactérias. O odor da carne, portanto, deve ser aquele cheiro característico de carne, mas de forma sutil. Se for muito intenso, também não é recomendado o consumo.

Assim, o risco de contaminação cruzada das bactérias oriundas da lavagem frango cru é alto — explica a nutricionista, fundadora da QualiPlus Consultoria Alimentar. As bactérias mais comuns são a escherichia coli (coliformes fecais) e a salmonela, que também está presente em outros alimentos, como ovos.