Pode ficar deitada na gravidez?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Deitar de lado é mais confortável para a grávida porque ajuda a melhorar a oxigenação e o fluxo de sangue para o feto. Para mais conforto, experimente colocar uma almofada entre as pernas enquanto deita. Outra dica é mudar de lado para prevenir dores no corpo e não irritar a pele. Essa dica depende do tipo de repouso.

De acordo com o obstetra Julio Elito Junior, da Unifesp, nessa condição, manter-se deitada de lado, apoiada na face esquerda do corpo, melhora o fluxo de sangue para o bebê, frequentemente comprometido por conta do problema. Além disso, evita que o quadro se agrave devido à agitação do cotidiano.

Segundo este estudo, as posições menos indicadas para as grávidas dormirem são sobre o lado direito ou com a barriga para cima. Isso acontece porque nessas posições aumentam-se as chances de o bebê comprimir a veia cava inferior da mãe.

Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo. Limitar as tarefas de limpeza da casa, como levantar colchão, arrastar móveis ou agachar muito.

Confira dicas básicas do dia-a-dia que podem auxiliar as gestantes: – Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

As articulações um pouco mais soltas podem causar instabilidade nos pés, tornando-se vulnerável a cair. Hipoglicemia e queda de pressão arterial – estas duas condições, que são comuns durante a gravidez, também podem fazer com que as mulheres se sintam tontas e percam o equilíbrio ao caminhar.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.