Pode drenar abscesso sem anestesia?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os abscessos, quando mal delimitados e sem flutuação, podem ser tratadas com calor úmido que irá acelerar o processo de drenagem.

Uma forma natural de tratar o abscesso é através do cataplasma de argila, que acelera o processo de cicatrização do abscesso.

COMO É O TRATAMENTO PARA ABSCESSO? Os abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia.

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

O procedimento geralmente leva cerca de 30-40 minutos. O paciente recebe inicialmente analgésicos e sedativos para eliminar possíveis dores e ansiedade. Quando o paciente já está dormindo, é realizada uma nova anestesia, agora local, anestesiando a pele e o tecido subcutâneo, onde será inserida uma agulha de drenagem.

Fazer uma incisão linear ao longo de todo o comprimento do abscesso usando um bisturi nº 11, se possível, seguindo as pregas cutâneas. Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

Ao contrário de outras infecções, somente os antibióticos não costumam curar um abscesso. Em geral, ele deve ser aberto e drenado para que melhore. Às vezes, ocorre drenagem por conta própria, mas geralmente ele deve ser aberto por um médico ou médica em um procedimento chamado de incisão e drenagem.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

É uma coleção localizada de pus na pele, podendo ocorrer em qualquer superfície da pele.

Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos). Exames de imagem podem ser necessários para diagnosticar abscessos profundos. O tratamento é drenagem cirúrgica ou punção percutânea por agulha e, muitas vezes, antibióticos.

É válido ressaltar que somente o Cirurgião-Dentista pode realizar a drenagem de abscesso odontogênico e que nunca se deve realizar qualquer tipo de intervenção em casa.