O que é cirurgia de abscesso?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Na maioria dos pacientes, um abscesso pode ser drenado cirurgicamente através de um procedimento simples. Uma incisão na pele perto do ânus é feita para drenar a infecção. Isso pode ser feito em uma consulta com o seu cirurgião usando anestesia local ou em uma sala de cirurgia sob anestesia geral.

Abcessos são coleções de material purulento (pus) que, embora normalmente decorram de infecções bacterianas, podem, em alguns casos, não representar infecções, mas serem manifestação de outras doenças cutâneas como paniculite, ou outras doenças abscedantes, como hidradenite e foliculite dissecante.

Quais as causas de abscesso? De modo geral, é possível afirmar que os abscessos surgem como resultado de uma atividade do sistema imunológico do corpo, feita com o objetivo de defender o organismo contra um processo inflamatório ou mesmo da invasão de uma bactéria ou de um outro microrganismo.

Os abscessos podem ocorrer em qualquer lugar do abdome ou do retroperitônio. São principalmente secundários a cirurgias, traumas ou doenças em que há infecção da parede abdominal e inflamação, em particular quando ocorre peritonite ou perfuração.

A drenagem de abscesso é feita por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, quer através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele.

Um abcesso medicado com antibiótico pode curar completamente em 7 a 14 dias. Se necessitar de drenagem ou se sair pus espontaneamente também cicatriza em 7 a 14 dias após a drenagem, necessitando efectuar pensos durante esse tempo.

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos). Exames de imagem podem ser necessários para diagnosticar abscessos profundos. O tratamento é drenagem cirúrgica ou punção percutânea por agulha e, muitas vezes, antibióticos.

Abaixo segue uma lista com alguns dos abscessos descritos pela literatura de saúde:

  • Abscesso cutâneo.
  • Abscesso perianal.
  • Abscesso peritonsilar.
  • Abscesso pulmonar.
  • Abscesso amebiano.
  • Abscesso Esplênico.
  • Abscesso da Glândula de Bartholin.

Manusear e estourar o abscesso na gengiva gera uma ferida aberta que piora o quadro da infecção bucal. Apenas um dentista pode fazer o procedimento correto de para retirada do abscesso gengival, que consiste em uma pequena incisão para fazer a drenagem do pus, seguida da limpeza apropriada.

Pode-se também realizar um botão anestésico no local onde será feita a incisão. Faça uma incisão de 1 cm, respeitando as linhas de menor tensão da pele. Aplique pressão desde a base do abscesso para que todo pus seja drenado.

As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S.