Pode dormir quando está com tontura?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

Dor de cabeça, enjoo, tontura, sonolência e fraqueza são sintomas típicos de várias alterações no organismo, como hipoglicemia, anemia, estresse e má qualidade de sono, bem como doenças, especialmente infecções virais. É fundamental realizar uma avaliação médica para obter um diagnóstico.

Outro ponto importante é mudar de posição lentamente para não agravar uma possível queda de pressão, seja ao se sentar, seja ao se levantar. Caso a tontura não passe, mesmo após sentar, você pode se deitar e manter as pernas elevadas com ajuda de algum apoio.

É bom deitar com as pernas para cima para melhorar o fluxo de sangue na cabeça. Se não for possível, sente, coloque a cabeça entre as pernas e force-a para cima. Em caso de crise de vertigem, basta ficar quieto e esperar passar.

Ao sentir tontura, você perde o equilíbrio, pode cair e acabar se machucando gravemente. Além disso, muitas vezes os movimentos corporais, principalmente da cabeça, agravam ainda mais a sensação de tontura e vertigem. Por isso, o melhor é permanecer sentado, apoiado e sem se movimentar até que esse sintoma melhore.

Podemos indicar outras maneiras de como acabar com a tontura da labirintite, especialmente para evitar ou aliviar as crises. Nesse caso, é importante se deitar imediatamente e ficar em uma posição com maior conforto, deitado de lado preferencialmente, para o caso de sofrer com enjoo.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

Tontura psicológica (emocional)
Este tipo de tontura possui relação direta com nosso subconsciente e consciente. Pessoas que têm problemas emocionais ou psicológicos, quando estão em estado de crise, tendem a perder o ritmo da respiração, causando alterações graves.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência.

Erva-doce, limão, mel ou gengibre.

Quem tem tontura com frequência deve, sem dúvida, procurar um médico para esclarecer a causa. Essa recomendação existe porque as tonturas podem ser consequência de vários tipos de doenças, e precisam ser investigadas para que o tratamento seja efetivo.

As crises de labirintite emocional também se assemelham às crises de labirintite comum: em ambos os casos, as crises podem ocorrer espontaneamente, podendo durar de alguns minutos a várias horas.