Pode congelar espiga de milho verde?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos. Nos dois casos, faça o pré-cozimento em água fervente, no vapor, ou em micro-ondas, seguido pela imersão em água gelada pelo dobro do tempo que foi gasto no pré- cozimento. Seque a espiga com papel absorvente, coloque em saco plástico e congele.

6 meses

Congelar o milho verde te garante milho fresquinho por pelo menos 6 meses.

Você pode armazenar a espiga inteira (incluindo a casca) na geladeira até a hora de cozinhá-la. Outra opção é armazenar o milho sem a casca no congelador depois de escaldá-lo para prolongar a vida útil. Além disso, não se esqueça de guardá-lo na geladeira depois que estiver cozido.

Como conservar? Em temperatura ambiente não pode passar de 1 dia, isso porque ele começa a perder sabor e textura, agora na geladeira ele pode ficar por no máximo 3 dias e deve ser embalado em saco plastico para não perder a umidade, e o ideal é que seja na parte mais alta de geladeira.

Congelar Milho Debulhado:

  1. Retire todos os dentes de milho (os grãos), com o auxílio de uma faca afiada, cortando rente ao sabugo.
  2. Em seguida, basta adicionar o milho em um recipiente apto para freezer e congelar.

cinco dias

A espiga de milho cozida dura até cinco dias na geladeira. Dá para congelar a espiga inteira depois de cozida. Mas não é muito recomendado porque ocupa espaço no freezer, caso forem muitas. A opção é debulhar, com as costas da faca e guardar os grãos em sacos plásticos com fechamento ziplock.

“O milho verde cozido para barraquinhas também não pode ter cor, pois a água de cozimento pode ficar escura e levar o consumidor a rejeitar o produto”, comenta. Segundo a pesquisadora, o milho é uma espécie que apresenta cerca de 95% de fecundação cruzada, isto é, o pólen de uma planta vai para outra.

Com palha. Nesse método você não precisa tirar a palha do milho antes começar a cozinhar. Vai ser ela que vai garantir o cozimento do milho dentro do micro-ondas. Por isso, deixe a palha e coloque suas espigas em cima de um prato ou dentro de um recipiente.

O mais indicado é retirar o excedente da conserva e armazená-lo num recipiente de plástico, vidro ou porcelana, bem fechado com tampa própria. Depois, deverá guardá-lo no seu frigorífico. Não se esqueça ainda de ter em atenção a validade da conserva.

Vapor: Deixe no vapor por 8 minutos ou até descongelar o produto, o tempo depende da quantidade de produto a ser descongelado. Micro-ondas: Coloque o vegetal congelado em uma forma própria para micro-ondas por 4 minutos ou de acordo com a receita.

Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Modo de preparo
Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole.

Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.

O milho verde pode ser consumido cozido, assado, cru para o preparo de sucos, ou entrar como coadjuvante em receitas doces e salgadas, o que o torna um excelente coringa na cozinha. Na hora de comprar, escolha as espigas ainda com casca, a qual não deve estar seca nem amarelada.

Em uma panela de pressão grande, adicione as espigas de milho verde e cubra com água, cerca de uns 3 dedos acima das espigas. 3. Leve a panela de pressão para o fogo médio. Quando ela pegar pressão, conte 15 minutos.

Os grãos devem estar bem desenvolvidos, macios e leitosos. A palha deve apresentar- se com aspecto de produto fresco e cor verde. Na geladeira: Conserva-se no máximo por três dias, desde que devidamente embalado em saco de plástico ou vasilha tampada.