Pode comer ovo durante a Quaresma?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Pode comer ovo na Quaresma? Embora o consumo da carne de aves esteja vetado durante a Quaresma, você pode, sim, comer ovos à vontade. O mesmo é válido para derivados do leite, ainda que não seja permitido o consumo da carne vermelha.

Ovo. Uma dúvida comum entre os cristãos é se pode comer ovo na Quaresma, e a resposta é sim. Apesar de ser um derivado de origem animal, o alimento pode permanecer no cardápio, e você pode usá-lo inclusive como protagonista nas receitas, como um delicioso omelete ou ovo mexido.

O jejum é obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja diz que a carne vermelha deve ser evitada em todas as sextas-feiras da Quaresma.

Se você está se perguntando se pode comer ovo na Sexta-Feira Santa, a resposta é sim. O alimento não está incluído na lista de comidas proibidas.

Por outro lado, a abstinência, embora proíba o consumo de carne, não é o caso de ovos, leite e qualquer condimento feito a partir de gorduras animais. O jejum é obrigatório a partir de 14 anos de idade.

O ovo é um bom substituto proteico à carne
De acordo com a tradição, o jejum de carne vermelha é feito nas quartas e sextas-feiras durante a quaresma. Para suprir a falta desse alimento, o ovo acaba sendo uma das principais opções, principalmente por apresentar alta quantidade de proteína.

Sim, você pode comer ovo todo dia. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto de proteínas bem aproveitadas pelo organismo, bem como de vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

"A lei canônica fala da obrigação da abstinência de carne entre os 14 e os 60 anos, no primeiro e no último dia da Quaresma. Em todas as sextas-feiras desse período, é recomendada a penitência". Ele diz ainda que a renúncia à carne pode ser trocada por outro tipo de jejum ou sacrifício.

Menores de 18 anos, idosos, doentes, gestantes e lactantes estão dispensados do jejum nesses dias. Até mesmo algumas pessoas que não frequentam alguma Igreja optam por renunciar durante esse período a algum vício particular, como a sua comida favorita, o álcool ou o cigarro.

O consumo de 10 ovos por dia não é considerado saudável. Isso porque o ovo é rico em proteínas, um nutriente que, quando consumido em excesso, pode dificultar as funções dos rins e aumentar o risco de formação de pedra nos rins. Confira outros problemas causados pelo excesso de proteína.

Pessoas que não podem consumir muito ovo
Dentre as reações alérgicas mais comuns estão: diarreia, vômito, erupções cutâneas, inflamação ocular e congestão nasal.

Posso comer ovo cozido à noite? Sim. Não existe contraindicação para o horário de ingestão de ovos cozidos. Porém, é importante se atentar para os acompanhamentos, evitar excesso de sódio ou gordura que são alimentos de difícil digestão e fazem mal à saúde.

Atualmente, o ovo deixou de ser vilão e passou a ser considerado um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias que beneficiam a saúde.

Atualmente, a Igreja Católica permite o consumo de ovos durante o período de jejum da quaresma, mas, na Idade Média, eles eram proibidos, junto com a carne e os laticínios.

Basicamente, qualquer alimento que não seja considerado “carne” é permitido durante a Quaresma. Isso significa que os católicos podem comer ovos, peixes e outros frutos do mar nos dias em que a carne não é permitida. É importante notar que existem aqueles que são dispensados ​​de jejuar fora dos limites de idade.