Pode comer Crepioca no lugar da janta?

Perguntado por: abittencourt9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

A crepioca é uma excelente opção para quem gosta de comer lanche na hora do jantar, porém que manter uma alimentação saudável. É uma opção sem glúten e lactose, com pouco carboidrato e que vai te deixar bem saciado.

A crepioca, também conhecida como pão de queijo de frigideira, é uma opção prática e nutritiva que pode ser consumida do café da manhã ao jantar.

Para não exagerar no carboidrato, o ideal é ingerir apenas uma crepioca por dia, de preferência no café da manhã. Outro ponto importante é que, para que o alimento seja considerado uma fonte rica de proteína, ele precisa apresentar, no mínimo, 6 gramas de ovo em cada porção (aproximadamente um ovo inteiro).

Como visto acima, a crepioca contém boas doses de proteínas, mas uma quantidade considerável de calorias e nada de fibras. Portanto, você pode utilizar o preparo na dieta, desde que de forma moderada e inteligente: escolha recheios mais saudáveis e ricos em fibras.

Apesar de ser um prato simples e prático de fazer, pode trazer diversos benefícios à saúde, pois é uma alternativa rica em vitaminas, fibras e proteínas. É uma receita excelente para comer ao acordar, no café da manhã, no lanche a tarde ou antes do treino.

Quer emagrecer? Troque tapioca por crepioca. Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica.

128 calorias

Em média, uma crepioca simples possui em torno de 128 calorias por porção, cerca de 1 g de carboidrato, 10 g de proteínas. Isso significa que seu valor energético é quase 10% menor do que o de um pão francês tradicional. Além de mais leve em calorias, a crepioca dá maior saciedade.

Outra opção muito bem aceita é a crepioca.
Na receita da crepioca misturam-se duas colheres de tapioca com um ovo (caso prefira pode utilizar só a clara). A tapioca aliada à proteína irá ajudar na recuperação de massa muscular e é uma ótima fonte de energia.

Crepioca com Aveia e Frango
Quando feita com aveia, a crepioca fica com fibras, nutriente que melhora o funcionamento intestinal e que dá mais saciedade. Também pode-se usar o farelo de aveia, que tem menos calorias e ainda mais fibras que a própria aveia.

Algumas opções saudáveis de café da manhã para emagrecer são as frutas, os ovos, a aveia e o iogurte, por exemplo.

Quando misturada com ovo, a crepioca vira um ótimo pós-treino, pois fica rica em proteínas e recupera os músculos após os exercícios, fazendo com que haja o ganho de massa magra.

Benefícios da crepioca
Ela possui vários benefícios para a nossa saúde – como o alto teor proteico, por causa do ovo da receita, que contribui para o ganho muscular.

Além das fibras, é também fonte de proteínas. Por isso, beneficia a saúde dos músculos e pode trabalhar a favor da hipertrofia, ou seja, o ganho de massa magra.

Veja alguns exemplos que cumprem bem esse papel:

  • Cuscuz com ovo. Uma combinação saudável, nutritiva e muito eficiente em termos de saciedade. ...
  • Sanduíche de pão integral. Mais uma vez, vale associá-lo a proteínas de boa qualidade. ...
  • Crepioca ou panqueca. A opção da crepioca é prática e versátil. ...
  • Shakes proteicos.

Ou seja, quinoa, chia, linhaça, frutas e verduras aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura. Além disso, não podemos esquecer dos alimentos termogênicos, como a canela, gengibre e pimenta, que contribuem acelerando o metabolismo.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.