Pode beber estando de ressaca?

Perguntado por: oassis6 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Quando a ressaca chega com vômitos, sudorese e diarreia, é sinal de que a pessoa está muito desidratada. Sendo assim, vale a pena beber água entre uma bebida e outra para ajudar a minimizar os efeitos negativos do álcool, assim como durante o período de ressaca.

Aumento da produção de suco gástrico que pode causar irritação gastrintestinal e resultar em dor abdominal, náusea e vômitos. Hipoglicemia induzida pelo álcool, que pode afetar o funcionamento cerebral, levando ao cansaço e mudanças de humor observados na ressaca.

A afirmação não tem nenhum embasamento científico. Mesmo com água na composição, beber uma lata de cerveja, por exemplo, não é capaz de ajudar na hidratação durante a ressaca.

Segui o conselho e deu certo”, escreveu a artista. A afirmação, porém, mesmo em tom de brincadeira, é seguida por muitas pessoas, e não é verdade. Não há nenhum embasamento científico que comprove que tomar cerveja pode curar a ressaca ou ajudar na hidratação do corpo após uma noite de bebedeira sem limites.

Alimentos que devem ser evitados na ressaca
O álcool já causa uma sobrecarga no fígado e as frituras e gorduras causam inflamação na mucosa do estômago, por exemplo. Por isso que tem gente que, mesmo sem beber fica com o estômago distendido depois de consumir frituras, gorduras e açúcares”, explicou.

Os sintomas da ressaca costumam ter início cerca de seis a oito horas após a ingestão de bebidas alcoólicas e podem durar, em média, até 24 horas.

Uma ressaca —o coração disparado, o estômago ácido— pode ser o subproduto desse processo. Para a grande maioria das pessoas, na grande maioria dos casos, as ressacas seguem um padrão previsível: elas fazem você se sentir fraco e cansado por cerca de 24 horas e depois desaparecem.

E, por mais que pareça estranho, a ressaca provocada pelo vinho, por exemplo, é mais forte do que a causada pela vodca. Isso ocorre por conta de diferentes ingredientes e substâncias que resultam das bebidas ou são adicionadas nelas.

O álcool aumenta a eliminação de líquidos pela urina, agindo como diurético, o que faz com que o organismo sofra com a desidratação. Para reverter esse quadro, é vital tomar bastante água. Para ajudar a complementar a hidratação, você pode tomar água de coco, chás e isotônicos.

Evite cafeína e capriche na hidratação
Pode até que você acorde um pouco, mas essa dica não evita a ressaca. Ao invés disso, ela pode gerar sérios riscos.

A Heineken tem 5,0% de teor alcoólico, enquanto outras cervejas podem ter entre 5,5% e 8,0% ou até mais, o que significa que você terá que beber mais para obter o mesmo efeito. Por causa disso, você bebe menos Heineken e menos álcool, o que significa que é menos provável que ela cause ressaca.

Para quem vivencia a ressaca ela é difícil de lidar e pode durar por até 24 horas. Seus primeiros sintomas aparecem de seis a oito horas após o consumo excessivo, isso se você não continuar o consumo de bebidas nesse meio tempo!

Hidrate-se com água e sucos naturais
No processo de embriaguez o corpo desidrata, perde muita água. Isso acontece devido ao alto teor diurético do álcool. Aquelas várias idas ao banheiro enquanto você bebe têm um preço. Portanto, para ajudar o seu corpo a se recuperar da ressaca mais rápido, beba muita água.

Fique doce, não doente: o gosto doce de chocolate pode rapidamente azedar quando você come demais. Náusea é o resultado mais comum. Isso pode ser com qualquer alimento, mas alimentos ricos em açúcar. Se você não consegue se controlar, tente tomar o gengibre para combater o mal estar.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Rica em vitamina C, a laranja é necessária para o melhor funcionamento do fígado, ajudando o órgão a quebrar as moléculas do álcool. As tangerinas também ajudam nessa questão. A hidratação é necessária, e o melão e a melancia são cheios de água. Com algumas fatias você já vai se sentir melhor.