Pode beber água oxigenada?

Perguntado por: nbelem . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Ingestão : Face pálida e cianozada, intensa irritação, risco de queimaduras, perfuração digestiva com estado de choque.

Em caso de ingestão acidental, deve-se ir imediatamente à urgência médica. No caso do uso da água oxigenada para fazer bochecho ou gargarejo, caso não seja devidamente diluída, há maior risco de formação de úlceras e inchaço na boca.

Beber água oxigenada mata bactérias e vírus
Isso é mito. Embora o peróxido de hidrogênio seja uma substância desinfetante e biodegradável não deve ser ingerida de maneira alguma, pois não deixa de ser uma substância química.

Água oxigenada clareia os dentes
Além disso, fazer bochechos com água oxigenada pode causar danos sérios à sua saúde bucal. O produto aumentará o pH da boca, fazendo com que a saliva fique mais ácida. Isso resulta no surgimento de feridas e na sensibilidade dentária.

Gargarejos ou bochechos: Uso oral, não ingerir.

Gargarejos e bochechos
Dilua uma colher de sopa da água oxigenada em 1/2 copo de água fervida ou filtrada.

A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas, água comum.

O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico tópico com um alto poder bactericida. Porém, ao aplicar água oxigenada nas feridas, ela não elimina somente os micro-organismos, mas também mata as células importantes para a regeneração da pele e para o sistema imunológico.

Água oxigenada 40 volumes
A mais potente de todas, pode clarear até 5 tons do cabelo. É a mais indicada para quem vai aplicar tinturas claríssimas, platinadas ou acinzentadas. Geralmente, é utilizada em cabelos saudáveis e sem outras químicas, como alisamentos ou progressivas.

Aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha.

Água oxigenada pode ser indicada para bochechos
Segundo Vinícius, a água oxigenada de 10 volumes pode sim ser indicada para bochechos, mas isso somente em casos muito específicos.

Com a ingestão, os solventes podem causar queimação da mucosa oral, náuseas, vômitos e gastrite hemorrágica. Em casos mais graves pode ocorrer falência respiratória.

7)Para o nariz entupido: Durante resfriados severos ou crises de sinusite ou rinite pingar uma solução de 1 para 1 de água oxigenada e água comum, aguardar um pouco e assoar o nariz – a solução vai matar os micro-organismos depositados no seu nariz.

Outras opções recomendadas são gargarejo com água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica. Essas substâncias possuem ação semelhante à da água morna com sal. “Vinagre e sal ajudam a aliviar a dor e inflamação; alguns medicamentos específicos podem”, indica o médico.

Não existe nenhuma comprovação sobre o uso de tais produtos sobre o coronavírus na cavidade bucal. Evite utilizar produtos que não têm indicação para higiene bucal. Tais produtos, por mais naturais que sejam, podem gerar outros problemas nos dentes ou tecidos moles da boca.