O que acontece se colocar água oxigenada nas fezes?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Na dúvida se há ou não sangue pode-se colocar água oxigenada nas fezes, se borbulhar é sinal de que tem sangue mesmo. Por isso, é importante observar com cuidado e procurar um médico.

Reação de BenzidinaConsiste em espalhar uma pequena quantidade de fezes sobre um papel de filtro, gotejando duas a três gotas de água oxigenada sobre o material. Em seguida, deve-se adicionar igual volume de solução de benzidina, observando o desenvolvimento de cor.

​Como identificar o sangue nas fezes?

  1. Cor avermelhada da água do vaso sanitário após evacuar;
  2. Presença de sangue no papel higiênico;
  3. Manchas vermelhas nas fezes;
  4. Fezes muito escuras, pastosas e com mal cheiro.

Sangue oculto nas fezes pode indicar câncer colorretal, mas também é um sinal característico de outras alterações como úlcera no estômago, pólipos, doença de Crohn e outras condições benignas.

O que pode ser o sangue nas fezes? As fezes com sangue podem ser consequência de uma hemorroida, fissura anal, endometriose, má formação vascular, diverticulose, hemorragias, sangramento no estômago ou nos intestinos e também de doenças mais graves, como câncer retal.

Ao entrar em contato com a pele, a água oxigenada produz uma espuma. Ocorre a transformação do elemento em água em estado líquido e oxigênio na forma gasosa. A espuma produzida é efeito desta reação química e sua ação antisséptica acontece devido a esta movimentação dos dois elementos em estados diferentes.

Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura. Perda de peso inexplicada sem nenhum esforço.

A cor do sangue é diferente consoante a perda de hemorragia é mais longe ou mais perto do ânus. Se perdermos sangue do estômago ele surge preto nas fezes. Se perdermos sangue já perto do ânus, ele pode ser vermelho vivo. O sangue vivo nas fezes vem geralmente do intestino grosso.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Beterraba e tomates podem fazer com que fiquem avermelhadas. De qualquer forma, semprw que for detectado o sangue, é importante ir ao médico para obter um diagnóstico preciso.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Sangramento não é sintoma exclusivo das hemorroidas
“A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorroidas. O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi.